Exposição sobre arquiteto Rino Levi será exibida em Roma

A exposição sobre o arquiteto, que representa um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna brasileira, foi idealizada pela embaixada do Brasil na Itália
0 Compartilhamentos
0
0
0

O diretor do instituto Itaú Cultural, Eduardo Saron, e o embaixador do Brasil Hélio Ramos estarão na cerimônia de inauguração (Foto: Refúgios Urbanos/Reprodução)

Texto: Naíza Ximenes

27/07/2022 | 16:39 — A embaixada brasileira em Roma divulgou que, na próxima quinta-feira (28), abrirá as portas para a exposição que homenageia o renomado arquiteto modernista brasileiro, Rino Levi. Batizada de “Rino Levi: l’immagine moderna della città”, a iniciativa é fruto da colaboração entre o Itaú Cultural (IC), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) e a Universidade de Roma La Sapienza.

A exposição, entretanto, não é inédita: a primeira edição aconteceu no Brasil no início de 2020, também organizada pelo Itaú Cultural. Agora, o material foi traduzido para o italiano e transportado para Roma, onde ficará em cartaz até o dia 14 de setembro, na Embaixada do Brasil. 

Na exposição, os visitantes conhecerão a trajetória, o legado e as principais obras de Rino — e como ele se tornou uma das figuras fundamentais da arquitetura brasileira. O arquiteto e urbanista, que viveu de 1901 a 1965, foi não só uma testemunha da transformação e da metropolização da cidade de São Paulo, como um dos próprios transformadores da história da arquitetura brasileira. 

 

 (Foto:  Acervo FAU/USP/Reprodução)

O modernista também fundou o primeiro escritório focado no ofício arquitetônico, além de assinar projetos inovadores a partir da década de 1920. Levi projetou uma variedade de edifícios, entre residências, cinemas e hospitais. E as obras têm uma característica em comum: a consonância com o debate internacional, a qualidade técnica, a arte e o paisagismo – sempre adaptados ao clima e à flora tropicais.

O diretor do instituto Itaú Cultural, Eduardo Saron, e o embaixador do Brasil Hélio Ramos estarão na cerimônia de inauguração, que, por sinal, não será a única. Em setembro, o Itaú Cultural vai expor no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia em Lisboa as obras da Coleção de Arte Cibernética que fazem parte do seu acervo.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.