Exposição sobre o arquiteto Fabio Penteado será realizada em Portugal

0 Compartilhamentos
0
0
0

Desenho do Teatro de Ópera de Campinas (SP) (foto: divulgação/Arquivo Fabio Penteado)

Texto: Lucas Barbosa

15/02/2019 | 09:15 – Entre os dias 23 de fevereiro e 26 de maio deste ano, a Casa da Arquitectura – situada na cidade de Matosinhos, na região do Porto, em Portugal – abrigará uma exposição em homenagem ao arquiteto brasileiro Fabio Penteado. Morto em 2011, o profissional completaria 90 anos em julho.

Com curadoria do arquiteto Francesco Perrotta-Bosch, a exposição se chama “Irradiações” e abordará cinco projetos que apresentam o estilo arquitetônico de Penteado. A seleção conta com os 14 desenhos originais dos programas do Monumento da Playa Girón (Cuba, 1962), Monumento Comemorativo aos Trinta Anos (Goiânia, 1965), Mercado do Portão (Curitiba, 1965), Teatro de Ópera (Campinas, 1966) e Centro de Convivência Cultural (Campinas, 1967-68).

A mostra ainda compreende desenhos, informações variadas, textos autorais dos projetos e uma grande maquete do Centro Cultural de Convivência; o modelo de representação possui design gráfico de Celso Longo e Daniel Trench, além de expografia de Juliana Prado Godoy.

A exposição é uma das primeiras ações realizadas pelo Arquivo Fabio Penteado para promover a obra do arquiteto. Coordenado por sua filha, Adriana Moura Penteado, tem acervo com mais de 10 mil itens de curadoria de Francesco Perrota-Bosch. Está prevista, ainda, a realização de outras ações, como o lançamento do site com o acervo digitalizado, a publicação da primeira biografia do arquiteto e uma retrospectiva da cidade de São Paulo.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *