Prêmio Lucio Costa homenageia CAU/SP por ações de ATHIS

As ações foram reconhecidas na categoria destinada às entidades que ajudaram a melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras
0 Compartilhamentos
0
0
0

Lucio Costa foi um arquiteto, urbanista e professor brasileiro nascido na França. Pioneiro da arquitetura modernista no Brasil, ficou reconhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília (Foto: CAU/BR/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

17/11/2022 | 17:24 — O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) ganhou o Prêmio Lucio Costa de 2022, concedido pela Câmera dos Deputados, por ações de Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS). A entidade foi reconhecida na categoria destinada a iniciativas que ajudaram a melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.

A cerimônia aconteceu no Congresso Nacional e deu destaque especial às estratégias na área da habitação, pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU). “Nós arquitetos e urbanistas queremos estar na base da sociedade, juntos, construindo um lugar de vida melhor para todos”, afirmou a presidente do CAU/SP, Catherine Otondo, ao receber o prêmio. Ela destacou que o CAU/SP investiu mais de R$ 7 milhões em ações de ATHIS nos últimos dois anos.

Lucio Costa foi um arquiteto, urbanista e professor brasileiro nascido na França. Pioneiro da arquitetura modernista no Brasil, ficou reconhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília. “Nós não temos a oportunidade de Oscar Niemeyer e Lucio Costa, que construíram uma cidade do zero. As cidades já estão feitas. Mas elas não foram feitas com dignidade, tampouco para todos. Por isso precisamos de ferramentas técnicas para ajustá-las, e a ATHIS é uma ferramenta preciosa”, ela complementou. 

E esses não são os únicos projetos do segmento. Por meio de estratégias para incentivar o investimento na área, o CAU/SP patrocina iniciativas de arquitetos e urbanistas em várias frentes, que incluem Projetos de ATHIS, Residência Técnica em ATHIS, promoção de ATHIS no setor público e interface com o patrimônio cultural. Além disso, o órgão ainda estimula guias direcionadas aos gestores públicos e prefeitos, de forma a tornar a ATHIS uma política pública efetivamente implementada, conforme prevê a Lei 11.888/2008.

Por fim, na categoria Mobilidade, Saneamento e Habitação 2022, a premiação homenageou outras três entidades e personalidades. As entidades vencedoras foram a JC Decaux, indicada na categoria Mobilidade; o Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), indicado na categoria Saneamento; e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), indicado na categoria Habitação.

As personalidades vencedoras, por sua vez, foram o ex-ministro de Infraestrutura e governador eleito de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, indicado na categoria Mobilidade; o coordenador-geral do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento, Marcos Helano Fernandes Montenegro, indicado na categoria Saneamento; e o ex-prefeito de Curitibanos (SC) José Antônio Guidi (Dudão), indicado na categoria Habitação.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *