Governo alemão doa 180 mil euros para o Museu Nacional

A quantia será empregada na recuperação do acervo resgatado entre os escombros do complexo
0 Compartilhamentos
0
0
0

O trabalho de resgate das obras está dentro do planejado, segundo o diretor do Museu Nacional (foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Texto: Lucas Barbosa

12/12/2018 | 14:35 – Acometido por um incêndio de grande proporção no dia 2 de setembro, o Museu Nacional recebeu doação de 180.800 mil euros – cerca de 808 mil reais – do governo alemão no último dia 10 de novembro. O valor será empregado na recuperação do acervo resgatado entre os escombros.

Klaus Zillikens, cônsul-geral alemão do Rio de Janeiro, disse que a doação representa apenas uma etapa inicial do auxílio, pois o Museu Nacional continuará no radar do governo da Alemanha, que ainda pretende disponibilizar um aporte de até 1 milhão de euros.

Mesmo com o incêndio destruindo grande parte do museu, 1.500 itens já foram recuperados entre os escombros. Em meio ao material salvo estão peças pré-históricas, pontas de flechas em metal feitas por indígenas do início do século XX, urnas de cerâmica de origem tupi e marajoara e pedras como turmalina negra. Também foram encontradas bonecas Karajá, que são reconhecidas como patrimônio imaterial do País.

Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional, disse que o trabalho de resgate está dentro do previsto. Já o serviço da cobertura deverá ser iniciado em janeiro.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.