Japan House sedia exposição sobre arquiteto japonês Tsuyoshi Tane

0 Compartilhamentos
0
0
0

Os interessados podem visitar a exposição até o dia 13 de outubro (foto: Mario Daloia)

Texto: Lucas Barbosa

08/08/2019 | 09:17 – A Japan House, localizada na região central de São Paulo, vai abrigar a exposição sobre o arquiteto japonês Tsuyoshi Tane até o dia 13 de outubro deste ano. Com o tema “Arqueologia do Futuro – Memória & Visão“, o evento possibilitará que os visitantes compreendam o processo criativo do profissional.

A exposição é composta por 15 projetos do arquiteto desenvolvidos entre 2006 e 2019. Eles estão representados por meio de 600 objetos, além de 2 mil imagens, aproximadamente.

Um dos principais itens da exposição é a maquete de um trabalho realizado em 2006 pelo então jovem arquiteto (de 26 anos) com os seus sócios Dan Dorell e Lina Ghotmeh. O projeto é o prolongamento dos restos de uma pista de pouso soviética, que rendeu o prêmio do concurso internacional para projetar o Museu Nacional da Estônia, que foi concluído em 2016. 

Os itens representam o processo de trabalho utilizado pelo arquiteto, que faz uma pesquisa arqueológica dos locais onde realizará seus projetos para buscar histórias e referências. Assim, sua arquitetura se caracteriza por encarnar as memórias dessas localidades.

O próprio Tsuyoshi Tane é curador do evento, que foi pensado para atrair e despertar os sentidos dos visitantes. “Tane tem uma filosofia arquitetônica muito especial, buscando a criação de lugares e não de espaços simplesmente funcionais ou vazios. Lugares com memória e sentido, com capacidade para melhorar o futuro”, afirma Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House.

Outros compromissos

A agenda do arquiteto também contava com duas palestras. A primeira aconteceu no dia 6 de agosto e tinha como tema a sua trajetória e conceitos. Já a segunda acontece hoje, 8 de agosto, às 19h, e integra o ciclo de palestras organizado pela Japan House São Paulo e a Arq. Futuro, “Projetando Instituições Culturais: Desafios Contemporâneos”. O arquiteto brasileiro Thiago Bernardes, do Bernardes Arquitetura, também estará presente para um bate-papo com o japonês.

Serviço

Tsuyoshi Tane | Arqueologia do Futuro – Memória & Visão

Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (segundo andar)

Data: de 06 de agosto a 13 de outubro de 2019

Palestra

Projetando Instituições Culturais: Desafios Contemporâneos | Bate-papo com Tsuyoshi Tane e Thiago Bernardes 

Data: 08 de agosto de 2019, às 19h

Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 – Bela Vista

Participação gratuita: os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento na recepção

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *