Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Kengo Kuma e Tadao Ando projetam casas de férias para Kim Kardashian

Terreno em Palm Springs onde ficará uma das casas de Kim Kardashian

A casa projetada por Tadao Ando ficará em um condomínio fechado ao sul de Palm Springs (Foto: Reprodução/Google Earth)

Texto: Vinícius Veloso

24/02/2022 | 17:05 — Os renomados arquitetos japoneses Kengo Kuma e Tadao Ando foram contratados pela empresária e modelo Kim Kardashian para a elaboração dos projetos das duas novas casas de férias da norte-americana. A primeira das mansões ficará em um condomínio fechado ao sul de Palm Springs, na Califórnia (EUA). Com conceito zen, o imóvel assinado por Ando terá dois andares, concreto em tons de cinza e formas curvas que podem ser comparadas a uma nave espacial. A concepção do edifício terminou em novembro último, mas a fase de execução depende da liberação das autoridades locais, que analisam o atendimento aos códigos de segurança.

Já o empreendimento assinado por Kuma não teve a sua localização exata divulgada. Em conversa com o portal Vogue, Kardashian comentou apenas que a casa combinará o uso da madeira e do vidro, estará na beira de um lago e será um espaço para a empresária e a sua família comemorarem o 4 de julho — feriado da independência dos Estados Unidos.

Nessa mesma entrevista, Kardashian afirmou que é apaixonada por arquitetura, sentimento que surgiu quando reformou sua moradia em Calabasas, também na Califórnia. "Tenho um caso de amor com a arquitetura, especialmente a japonesa", ressaltou a empresária, lembrando que a sua casa de hóspedes é a antiga residência de um samurai. "Reunimos a estrutura desta velha edificação no Japão e a reconstruímos em nossa propriedade, isso porque ela tinha uma energia tão diferente, a energia de um guerreiro", complementou.

Kengo Kuma e Tadao Ando

O arquiteto Kengo Kuma atualmente é professor na Universidade de Tóquio, instituição de ensino onde concluiu seu mestrado. Entre os seus trabalhos mais recentes, está o Estádio Nacional do Japão, principal palco dos Jogos Olímpicos que aconteceram no país em 2021. Já Tadao Ando, vencedor do Prêmio Pritzker em 1995, é um profissional autodidata que tem como características a linguagem minimalista e o uso da luz como elemento de destaque.

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo