Lesley Lokko será curadora da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura

Fundadora e diretora do African Futures Institute, ela será responsável pela organização do evento que acontece entre 20 de maio e 26 de novembro de 2023
0 Compartilhamentos
0
0
0

Lesley Lokko será curadora da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura

Lesley Lokko é arquiteta, romancista best-seller e educadora (Foto: Divulgação/La Biennale di Venezia)

Texto: Vinícius Veloso

15/12/2021 | 13:05 — Na última terça-feira (14), o Conselho da La Biennale di Venezia nomeou Lesley Lokko como curadora da 18ª Exposição Internacional de Arquitetura. Fundadora e diretora do African Futures Institute — escola de pós-graduação e plataforma de eventos públicos —, ela será responsável pela organização do evento que acontece entre 20 de maio e 26 de novembro de 2023. “A nomeação de Lesley Lokko […] é uma forma de acolher o olhar de uma personalidade internacional capaz de interpretar, em diferentes papéis, sua própria posição no debate contemporâneo sobre arquitetura e cidades”, diz Roberto Cicutto, presidente da Bienal.

Em mensagem com agradecimentos aos organizadores do evento, Lokko destacou que está surgindo uma nova ordem mundial que terá novos centros para produção e controle do conhecimento. “Após dois dos anos mais difíceis da memória viva, os arquitetos têm uma grande oportunidade de mostrar ao mundo o que fazemos de melhor: apresentar ideias ambiciosas e criativas que nos ajudam a imaginar um futuro mais equitativo e otimista”, destacou a arquiteta ganense-escocesa que integrou o júri do Leão de Ouro na Bienal de 2021.

Lesley Lokko

Além de arquiteta, Lesley Lokko também é romancista best-seller e educadora, tendo lecionado nos Estados Unidos, Europa, Austrália e África. Durante a carreira, venceu diferentes prêmios por suas contribuições à educação arquitetônica, com destaque para o Prêmio RIBA Annie Spink de Excelência em Educação 2020; e o Prêmio AR Ada Louise Huxtable por Contribuições para a Arquitetura 2021. Em 2019, tornou-se reitora da Bernard and Anne Spitzer School of Architecture — cargo que ocupou por um ano antes de fundar o African Futures Institute, em Gana. É, ainda, criadora e editora-chefe do FOLIO: Journal of Contemporary African Architecture. Nas últimas três décadas, o trabalho arquitetônico e literário de Lesley Lokko tem explorado as relações entre as raças, a cultura e o espaço.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.