Museu da Cozinha Mineira será implantado em Santa Luzia

Protocolo de intenção de cooperação técnica para implantação do equipamento cultural foi assinado no último dia 13 de agosto
0 Compartilhamentos
0
0
0

Museu da Cozinha Mineira

O Museu da Cozinha Mineira será instalado na Fazenda Boa Esperança, que será restaurada (Foto: Divulgação/Iepha-MG)

Texto: Vinícius Veloso

19/08/2021 | 17:30 — Localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o município de Santa Luzia deve receber em breve o Museu da Cozinha Mineira. O protocolo de intenção de cooperação técnica para instalação do equipamento cultural foi assinado no último dia 13, por representantes do Governo do Estado e do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). A ideia é que o empreendimento seja implantado na Fazenda Boa Esperança, que pertence à cidade e que será reformada pela Prefeitura. Com seu estilo colonial, o local é um ótimo exemplar da arquitetura rural minera do final do século XIX.

A orientação técnica para instalação do museu será fornecida pelo Iepha-MG e a proposta prevê que o espaço receba tanto exposições longas, quanto mostras temáticas mais curtas — atividades que estarão sempre em concordância com o conteúdo educativo. Entre os objetos que farão parte do acervo estão utensílios domésticos ligados à culinária mineira, além de recursos e itens tecnológicos que incentivarão a interação do público com a coleção.

“O Museu da Cozinha Mineira será uma parada obrigatória para os turistas, até pela proximidade com o aeroporto internacional de Confins”, destaca Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo. Já para Felipe Pires, presidente do Iepha-MG, a cozinha pode ser considerada uma parte importante da cultura e da identidade de Minas Gerais.

“A criação do Museu da Cozinha Mineira, em Santa Luzia, em parceria com a Prefeitura, terá como base os estudos em desenvolvimento pelo Iepha-MG no sentido de reconhecer esse patrimônio imaterial, possibilitando a implantação do espaço que vai reunir, valorizar e representar essa tradição em uma ação de importante salvaguarda”, afirma Pires.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.