Novo museu no Uruguai vai homenagear a arte latino-americana

As obras do complexo devem ter início em 1° de abril. A iniciativa da construção é de Pablo Atchugarry por meio de sua instituição
0 Compartilhamentos
0
0
0

A inauguração do museu está prevista para ser entre 2020 e 2021 (foto: divulgação/Fundação Pablo Atchugarry)

Texto: Lucas Barbosa

07/02/2019 | 14:45 – A Fundação Pablo Atchugarry, comandada pelo artista plástico uruguaio de mesmo nome, vai homenagear a arte latino-americana com a construção de um museu temático em Manantiales, localizada em Maldonado (Uruguai). Com 1.600 m², o projeto será assinado pelo arquiteto uruguaio Carlos Ott – as obras serão iniciadas no dia 1º de abril deste ano.

O programa arquitetônico contará com duas salas que serão utilizadas para acomodar as exposições itinerantes de pintores e escultores latino-americanos. As obras de arte da coleção de Pablo Atchugarry também ficarão expostas. Ela é composta por peças dos artistas venezuelanos Jesús Rafael Soto e Carlos Cruz-Diez, do argentino Julio Le Parc e dos uruguaios Joaquín Torres García e María Freire, entre outros. Atchugarry disse que o futuro museu será como um refúgio para a arte latino-americana.

Com entrada gratuita, o museu tem como objetivo estimular todos os tipos de manifestações artísticas. A previsão de inauguração do complexo é entre 2020 e 2021. Sua concepção está sendo financiada pela iniciativa privada.

Sobre a Fundação Pablo Atchugary

Fundada em 2007 pelo artista plástico uruguaio Pablo Atchugary, a instituição promove as artes plásticas, a literatura, a música, a dança, entre outras manifestações artísticas concebidas pelo homem. A Fundação Pablo Atchugary não possui fins lucrativos.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.