Palácio Gustavo Capanema será uma das instalações do UIA2020RIO

Inaugurado em 1943, o edifício foi concebido sob a liderança de Lúcio Costa que contou com apoio de nomes famosos como Oscar Niemeyer e Le Corbusier
0 Compartilhamentos
0
0
0

O Palácio Gustavo Capanema está passando por um processo de restauração desde 2014 (foto: divulgação/Funart)

Texto: Lucas Barbosa

25/09/2018 | 12:30 – O 27° Congresso Mundial da União dos Arquitetos – UIA2020RIO ganhou uma instalação de peso: o Palácio Gustavo Capanema, localizado no centro do Rio de Janeiro (RJ). O anúncio foi oficializado após assinatura do termo de autorização na última quinta-feira (20), simultaneamente ao evento de entrega das obras de restauração da fachada do palácio. O complexo será palco de eventos dedicados aos participantes do UIA2020RIO durante os meses de março e agosto de 2020.

O ato contou com a participação de Sergio Sá Leitão (Ministro da Cultura), Kátia Bogéa (presidente do Iphan), Nivaldo de Andrade (presidente do IAB), Roberto Simon (vice-presidente para as Américas do UIA) e Sergio Magalhães (presidente do UIA2020RIO). Também marcaram presença Luciano Guimarães e Jeferson Salazar, presidentes do CAU/BR e CAU/RJ, respectivamente.

Restauração

O Palácio Gustavo Capanema é considerado um marco da arquitetura moderna mundial. Devido ao desgaste causado pelo tempo, diversas obras de restauração estão sendo executadas no edifício desde 2014. 

Além da sua fachada ter sido totalmente recuperada, também foram efetuadas a reparação dos revestimentos de pedra dos pilotis, a impermeabilização do terraço-jardim e a cobertura do bloco de auditórios. Ademais, foram executadas a modernização dos elevadores e a substituição de esquadrias nobres e revestimentos de alguns pavimentos e do teto dos pilotis.

Sobre o Palácio Gustavo Capanema

Inaugurado em 1943, o Palácio Gustavo Capanema foi projetado pelo arquiteto Lúcio Costa com apoio de nomes como Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Carlos Leão, Ernany de Vasconcelos e Jorge Machado Moreira. O arquiteto franco-suíço Le Corbusier também contribuiu com sua ilustre consultoria. Já o paisagismo foi assinado por Burle Marx e as artes, desenvolvidas por Cândido Portinari, Bruno Giorgi, Adriana Janacópulus, Celso Antônio e Jacques Lipchitz.

Sobre o UIA2020RIO

Com objetivo de discutir a realidade urbana e toda a sua diversidade, a 27ª edição do Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2020RIO tem como tema “Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21”. Pela primeira vez, o evento vai invadir as ruas da cidade-sede com atividades e exposições em áreas com alto valor arquitetônico-paisagístico.

Leia mais

Prefeitura carioca decretou a criação de comissão para UIA2020RIO

Espaços públicos do Rio de Janeiro serão palco para ações do UIA2020RIO

Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura

Paulo Mendes da Rocha presidirá o Comitê Organizador do UIA2020RIO

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.