Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Parque das Pedreiras, em Curitiba, será rebatizado e receberá o nome de Jaime Lerner

Parque Jaime Lerner

A Ópera de Arame será uma das atrações do Parque Jaime Lerner (Foto: Vinicius Bacarin/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

15/07/2021 | 17:00 — A Prefeitura de Curitiba prestará homenagem póstuma ao arquiteto e urbanista Jaime Lerner com a alteração do nome do Parque das Pedreiras, que passará a ser referenciado como Parque Jaime Lerner. Localizada no bairro Abranches, região norte da capital paranaense, a área verde abriga a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski — ambos idealizados pelo urbanista quando ele ocupava o cargo de prefeito da cidade. No espaço será construído, ainda, um memorial para eternizar o importante legado de Lerner. O anteprojeto da nova estrutura será desenvolvido pelas equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Também será incorporado ao parque o Farol das Cidades, que ganhará uma biblioteca dedicada à obra do arquiteto. “Nosso Farol das Cidades passará a ser um difusor das ideias e das obras de Jaime Lerner”, destaca o atual prefeito Rafael Greca, ressaltando que a biblioteca vai inspirar os curitibanos do presente e do futuro. “Curitiba irá honrar para sempre o nome de Jaime Lerner, merecedor de nosso mais profundo respeito. Aquele que transformou uma pedreira, uma cicatriz urbana, em um palco para difusão e democratização cultural. Ele terá a sua memória lembrada e cultuada junto às suas obras”, complementa Greca.

Jaime Lerner

Eleito prefeito de Curitiba por três vezes (1971, 1979 e 1989) e governador do Paraná durante dois mandatos (1995 a 2002), Jaime Lerner faleceu no último mês de maio. O arquiteto ficou internacionalmente conhecido pela sua gestão municipal quando implantou um projeto de planejamento urbano e transporte integrado. A criação do sistema BRT em 1974, com canaletas exclusivas para ônibus e terminais integrados, virou exemplo e a solução acabou replicada em cerca de 250 cidades de todo o mundo. Em 2018, integrou a lista dos 100 profissionais do setor mais influentes de todos os tempos, segundo a revista Planetizen.


Comentários (1) -

  • Carlos Almeira

    16/07/2021 11:52:23 | Reply

    Muito bom!

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo