Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Programação com mais de 100 eventos marcará o centenário da Semana de Arte Moderna

Pinacoteca receberá eventos do centenário da Semana de Arte Moderna

A Pinacoteca será um dos locais que receberão as atividades comemorativas (Foto: wtondossantos/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

20/05/2021 | 16:30 — No último dia 11, o Governo de São Paulo informou que organizará mais de 100 ações entre julho de 2021 e dezembro de 2022 para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna. As atividades integram o projeto “Modernismo Hoje” e serão coordenadas pelas secretarias de Turismo, Economia Criativa e Cultura. A lista de eventos é composta por exposições, debates, apresentações de dança e audiovisuais, palestras e diversas outras iniciativas que acontecerão em importantes espaços arquitetônicos da cidade, como a Pinacoteca, a Sala São Paulo, a Casa das Rosas e o Memorial da América Latina.

A programação prévia está disponível no site oficial do projeto “Modernismo Hoje”.

“Uma data da importância da Semana de 22 precisa ser celebrada por um período significativo, o suficiente para que muitos eventos aconteçam”, destaca Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa. Segundo ele, o objetivo é debater tanto a cultura contemporânea quanto o novo modernismo do século XXI. “Destacando o papel dos nossos artistas e integrando-os aos espaços do governo estadual”, complementa.

Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna aconteceu entre 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal, e é considerada divisora de águas na cultura brasileira. Organizado por um grupo de artistas e intelectuais por conta do Centenário da Independência, o festival contou com exposições de aproximadamente 100 obras e sessões lítero-musicais. 

Fizeram parte do movimento os pintores Di Cavalcanti, Candido Portinari, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral; os escultores Victor Brecheret e Hildegardo Velloso; os escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira; os músicos Heitor Villas-Boas e Ernani Braga; os arquitetos John Graz e Antonio Moya; entre muitos outros nomes.

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo