Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Projeto para a arena dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão é divulgado

A arena ficará no coração da cidade de Milão, no bairro de Santa Giulia (Foto: Onirism Studio/Reprodução)

Texto: Naíza Ximenes

25/03/2022 | 17:12 —Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, que acontecerão em Milão (Itália), irão estrear uma nova arena. Projetada pelos escritórios de arquitetura David Chipperfield Architects Berlin e Arup, a estrutura será erguida no bairro de Santa Giulia. 

O local fica no coração da cidade e consiste em um novo distrito urbano, atualmente em redesenvolvimento, na região sudeste de Milão. A construção, quando finalizada — em meados de 2025 —, terá capacidade para até 16 mil pessoas.

Além de sediar eventos esportivos e culturais, a arena terá uma vasta área externa (voltada para reuniões sociais e atividades recreativas), prédios residenciais e comerciais, instalações educacionais e um parque extenso. 

Os arquitetos contam que se inspiraram em vários conceitos do projeto da Foster + Partners, do novo bairro vietnamita, para concluir o paisagismo da arena. Para conferir a fonte de inspiração, clique aqui.

Os projetistas se atentaram aos mínimos detalhes: desde a posição central estratégica do edifício, que cria uma praça espaçosa de mais de 10 mil metros quadrados em uma porção do terreno, até a forma elíptica da estrutura — uma reinterpretação do anfiteatro, construída com materiais supermodernos. 

Com entrada principal no lado oeste, a construção será amparada por um pódio elevado, que ocupará a maior parte do local. Ele se abrirá aos visitantes através de uma escadaria, com entrada no nível da rua.

Ao entrar, o visitante irá se deparar com uma superedificação de três andares em forma de anéis — sendo que cada anel terá uma altura diferente —, constituídos por tubos de alumínio que brilham durante o dia e são iluminados por faixas de led à noite. 

Um dos andares acima da plateia será repleto de lounges e camarotes. Na plateia, por sua vez, os visitantes contarão com assentos acessíveis por meio de amplos saguões. 

A arena terá estacionamento e sistemas fotovoltaicos de energia que cobrirão todo o teto da construção.

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo