Rio de Janeiro recebe exposição sobre arquitetura contemporânea

Mostra “Futuro Agora – Revisitando a Arquitetura em Terra” é uma iniciativa da Suíça e faz parte das atividades do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO)
0 Compartilhamentos
0
0
0

Exposição Rio de Janeiro

Evento acontece na Praça Mauá, localizada no centro da capital fluminense (Foto: vitormarigo/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

15/09/2021 | 13:33 — As novas maneiras de entender e pensar os desafios da arquitetura contemporânea são abordadas em uma exposição a céu aberto no centro do Rio de Janeiro. Em cartaz até o próximo dia 17 de outubro, na Praça Mauá, a mostra “Futuro Agora – Revisitando a Arquitetura em Terra” é uma iniciativa da Suíça e faz parte das atividades do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO). Com entrada gratuita, o evento acontece em um pavilhão de madeira de reflorestamento formado por 24 painéis tipográficos e fotográficos, que trazem informações sobre técnicas construtivas com argila e arquitetura moderna. No espaço há, ainda, QR Codes com vídeos e textos informativos sobre o conteúdo.

Entre as obras apresentadas na mostra está a Kiln Tower, projeto assinado pelo Studio Boltshauserda ETH Zurique e que foi executado por meio da técnica do barro pisé (argila crua compactada em fôrmas, semelhante às taipas de pilão). A estrutura tem 9 m de altura e está em um terreno do Museu Cham Brickworks, na Suíça. Foi planejada para ser, ao mesmo tempo, um ambiente que recebe exposições e um forno para queima da argila.

Outro destaque é o Robotic Clay Rotunda, também projetado pelo ETH Zurique. A obra foi executada com um método robótico de construção que reduziu as emissões de carbono e o consumo de material. O trabalho utilizou cilindros de argila conhecidos como tijolos macios por prensagem, que permitem a criação de edificações com geometria complexa. Localizada dentro de uma cervejaria em Berna, na Suíça, a estrutura abriga um auditório musical.

Outras atividades

Além dos 24 painéis tipográficos e fotográficos, a mostra contará com webinars que abordarão assuntos como fabricação digital, inovação tecnológica, sustentabilidade, uso da madeira e a história do pisé. Todas as palestras serão em inglês e português, com tradução simultânea.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.