Rio de Janeiro terá “Fábrica de Árvores” para produção de mudas de alta qualidade

Parte do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU Rio), a iniciativa utilizará o conceito de economia circular e terá capacidade de produzir mais de 10 mil mudas por ano
0 Compartilhamentos
0
0
0

Fábrica de Árvores, Rio de Janeiro

As primeiras 10 mil árvores do projeto devem ser plantadas em 2023 (Foto: skyNext/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

11/06/2021 | 09:00 — A Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, a Fundação Parques e Jardins (FPJ) e a empresa Farm anunciaram a criação da “Fábrica de Árvores”, iniciativa inédita na cidade e que atende aos requerimentos do Plano Diretor de Arborização Urbana do Rio de Janeiro (PDAU Rio). Nos viveiros, que serão construídos em uma área de 15 mil m2 na zona oeste carioca, haverá a produção de mudas de alta qualidade para plantio em praças, parques e logradouros públicos. O projeto também aproveitará a ideia de economia circular, com as plantas cultivadas com o material orgânico oriundo dos serviços de poda no município.

“A cidade abriga duas grandes florestas urbanas e tem 22% de sua superfície inteiramente tomada pela vegetação. Este patrimônio nos dá esperança para o futuro”, diz Eduardo Cavaliere, secretário de Meio Ambiente. Para ele, é necessário ir além na arborização de praças e ruas. “As gerações cariocas presentes e futuras merecem árvores para chamarem de suas”, completa.

A “Fábrica de Árvores” terá capacidade de produzir mais de 10 mil mudas anualmente. O cronograma do projeto indica que serão necessários nove meses para sua conclusão e o plantio das primeiras 10 mil árvores urbanas está previsto para acontecer no início de 2023. A Farm investirá R$ 350 mil na iniciativa, por meio de Termo de Cooperação. A doação integra um programa da empresa que tem a meta de plantar mil árvores diariamente em todo o país.

Boa parte das mudas cultivadas no local será plantada nas zonas oeste e norte, regiões com os menores índices de arborização no Rio de Janeiro.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.