Memorial verde em São Paulo homenageará as vítimas da Covid-19

A iniciativa faz parte de um movimento global organizado pela fundação San Ramón Carbono Neutral, que pretende plantar 5 milhões de árvores em memória dos mortos na pandemia
0 Compartilhamentos
0
0
0

Crianças plantam uma muda de árvore no memorial verde, em São Paulo

O espaço recebeu dezenas de voluntários para o plantio de mudas de árvores (Foto: Divulgação/Instituto de Pesquisas Ecológicas)

Texto: Vinícius Veloso

14/03/2022 | 15:50 — No último sábado (12) — data exata em que se completam dois anos da primeira morte em decorrência da Covid-19 registrada no Brasil —, o Estado de São Paulo ganhou um memorial verde em homenagem às vítimas da pandemia no país. Localizado em uma área de proteção ambiental do Sistema Cantareira, no município de Nazaré Paulista, o espaço recebeu voluntários para o plantio de 100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

A iniciativa faz parte do movimento global Healing Trees, organizado pela fundação San Ramón Carbono Neutral. O objetivo é plantar mais de 5 milhões de árvores pelo planeta em memória de todos que perderam a vida para o novo coronavírus (SARS-CoV-2). No Brasil, a ação foi coordenada por entidades não-governamentais, como a Rede Folha de Empreendedores Socioambientais, o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê) e o Catalyst 2030. 

“Essa é a maneira que encontramos para reverenciar as pessoas que se foram por conta da pandemia e sermos solidários à dor de todos que perderam alguém”, destaca Suzana Padua, presidente do Ipê. Para ela, trata-se também de uma maneira de colaborar com a regeneração da vida no mundo. “Atravessamos um período desafiador, já que a degradação ambiental tem levado a um desequilíbrio sem precedentes e a pandemia é um grande exemplo disso”, afirma.

Os dados mais recentes do consórcio de veículos de imprensa, com informações obtidas junto às secretarias estaduais de Saúde, indicam que desde o início da pandemia são 29.365.238 de casos confirmados. Nos últimos dois anos, 655.139 brasileiros foram vítimas da doença. Atualmente, com o avanço da vacinação, a tendência é de queda no número de mortes.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *