Sesc lança curso gratuito e online sobre arquitetura brasileira

O curso será ministrado pelo arquiteto, curador e professor Guilherme Wisnik
0 Compartilhamentos
0
0
0

O curso será disponibilizado nas plataformas do Sesc Digital a partir do dia 31 de março (Foto: Thiago Leite/Shutterstock)

Texto: Naíza Ximenes

29/03/2022 | 17:00 — O Serviço Social do Comércio (Sesc) acaba de lançar mais um curso online, gratuito e livre, intitulado “Arquitetura e Cidade no Brasil”. Com foco na modernidade arquitetônica e urbana no Brasil, as aulas serão ministradas pelo arquiteto, curador e professor Guilherme Wisnik.  

O curso será disponibilizado nas plataformas do Sesc Digital a partir do dia 31 de março, e as aulas foram elaboradas com um formato autoguiado e assíncrono. Assim, os alunos poderão acompanhar ao curso em seu próprio ritmo, e na ordem que preferirem.

Serão seis videoaulas que integrarão o catálogo de atividades EAD do Sesc, voltadas ao público que se interessa pela associação entre arquitetura, a própria cidade de São Paulo e artes visuais.  

Para abordar a modernidade na disposição do ambiente urbano, o arquiteto irá explorar discussões acerca da importação de modelos estrangeiros; da busca pela identidade nacional; da luta pela habitação social; do processo de metropolização e verticalização; da criação dos espaços públicos e vãos livres e das práticas ativistas pelo direito à cidade.

A coletânea foi ilustrada com obras e projetos emblemáticos de cidades das cinco regiões do Brasil, com trabalhos de João Filgueiras Lima (Lelé), Lina Bo Bardi, Severiano Porto, Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer, Lucio Costa e Affonso Eduardo Reidy.

Winsk ainda irá explorar locais públicos importantes do país e suas recentes formas de ocupação pelas pessoas, como o Parque Flamengo, no Rio de Janeiro, e a Avenida Paulista, em São Paulo. 

Ele analisará, também, monumentos característicos de uma mobilização da sociedade civil, como o Parque Augusta e do Largo da Batata, em São Paulo; a Praça da Estação, em Belo Horizonte; e o movimento Ocupe Estelita, no Recife, entre outros.

Guilherme Wisnik é arquiteto, crítico, curador e professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Quando estudante na FAUUSP, foi aluno do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, com quem trabalhou posteriormente. 

Em 2001, publicou um livro sobre Lúcio Costa, autor do plano piloto de Brasília, e passou a escrever críticas sobre arquitetura e cidade no jornal Folha de S. Paulo. 

A partir daí, publicou artigos e ensaios em revistas nacionais e estrangeiras, como Architectural Design (Inglaterra), Artforum (Estados Unidos), 2G e Arquitectura Viva (Espanha) e Urban China (China), entre outras. 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.