Totalmente virtual, programação principal do UIA2021RIO começa neste domingo (18)

0 Compartilhamentos
0
0
0

UIA2021RIO

A programação principal acontece de 18 a 22 de julho (Imagem: Divulgação/UIA2021RIO)

Texto: Vinícius Veloso

16/07/2021 | 14:00 — No próximo domingo (18), o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO) dará início a sua programação principal. As atividades serão realizadas de maneira totalmente virtual pela primeira vez e envolvem palestras ministradas por importantes nomes da arquitetura mundial, mesas-redondas com a participação de mais de 100 profissionais premiados internacionalmente, ações culturais, apresentações de trabalhos e premiações. A lista completa de eventos, que acontecem até 22 de julho, está disponível no site do UIA2021RIO.

No congresso, serão tratados temas fundamentais para o planejamento urbano, como eficiência energética, infraestrutura, mobilidade urbana, saúde pública, habitação social, cultura, patrimônio, uso das águas e saneamento. Para que todos tenham acesso pleno ao material, o conteúdo estará disponível em inglês, português, espanhol, mandarim e francês. 

Entre os palestrantes confirmados no evento, estão Elizabeth de Portzamparc (Brasil/França), Carla Juaçaba (Brasil), Francis Kéré (Burkina Faso), Tatiana Bilbao (México), Zhang Li (China), Solano Benítez (Paraguai), Eduardo Souto de Moura (Portugal), Francine Houben (Holanda), Stefano Boeri (Itália), Anna Heringer (Alemanha) e o Studio Mumbai (Índia).

A programação principal do UIA2021RIO poderá ser acompanhada ao vivo somente pelos congressistas inscritos no site do evento, que também terão acesso ao conteúdo gravado por dois anos após o encerramento das atividades. Em paralelo ao congresso, acontecerá ainda a feira UIA2021RIO Expo, exposição virtual com conteúdo sobre serviços e produtos associados à arquitetura, design, urbanismo, construção e mobilidade.

Do presencial para o virtual

Previsto inicialmente para ocorrer em 2020 e de maneira presencial no Rio de Janeiro, o congresso pretendia reunir 20 mil estudantes e profissionais na capital fluminense. Quando eleita para receber o evento, a cidade brasileira recebeu da UNESCO e da UIA o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura, reconhecimento justificado pela eclética coleção de marcos arquitetônicos somada a belezas naturais sem paralelo em um centro urbano.

Porém, a pandemia alterou os planos, e as atividades precisaram ser repensadas para o ambiente digital. Mesmo de maneira virtual, o UIA2021RIO tem se mostrado um sucesso desde março, quando começaram os painéis preparatórios. Essas ações contaram com a participação de quase 90 mil pessoas, de mais de 180 países — recorde absoluto nos mais de 70 anos do evento realizado trimestralmente pela União Internacional de Arquitetos. 

Carta do Rio e homenagem a Paulo Mendes da Rocha

Durante o evento, será consolidada a Carta do Rio. O documento pretende ser referência para arquitetos e urbanistas de todo o mundo, como um manifesto dos profissionais dessas áreas. Baseada nas diretrizes da ONU (pela ONUHabitat), da UNESCO (nos Objetivos do Milênio) e da Nova Agenda Urbana, a carta terá proposições para as cidades do século XXI.

Outra atividade importante será a homenagem ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha, falecido no último mês de maio e que ocupava o cargo de presidente do Comitê de Honra do UIA2021RIO. No dia 18, a mesa-redonda sobre o profissional terá mediação do arquiteto português Nuno Sampaio e participações de Carla Juaçaba e Eduardo Souto de Moura.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *