UIA2020RIO acontece em julho deste ano

O evento será realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 19 e 23 de julho e espera receber mais de 20 mil pessoas
0 Compartilhamentos
0
0
0

Estima-se que 25% do público que participará do congresso seja estrangeiro (foto: dmitry_islentev/shutterstock)

Texto: Lucas Barbosa

13/01/2020 | 16:45 – A 27ª edição do Congresso Mundial de Arquitetos, o maior evento do setor, está cada vez mais próxima. Ela será realizada entre os dias 19 e 23 de julho deste ano na cidade do Rio de Janeiro. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas compareçam ao evento – 25% das quais, estima-se, serão estrangeiras.

Os eventos principais do UIA2020RIO serão realizados nos armazéns da Zona Portuária, no Boulevard Olímpico. Outros eventos e debates acontecerão no Palácio Gustavo Capanema e no Museu de Arte Moderna (MAM).

Com mais de 150 palestrantes, o congresso já confirmou a participação de Diébédo Francis Kéré (Burkina Faso), Elizabeth de Portzamparc (Brasil), Solano Benítez (Paraguai) e Eduardo Souto de Moura (Portugal).

Com tema geral “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, o UIA2020RIO possui quatro subtemas: Diversidade e Mistura; Mudanças e Emergências; Fragilidades e Desigualdades; e Transitoriedades e Fluxos. Eles inspiram 12 painéis, duas rodas de conversas específicas (arch talks) e 650 apresentações de papers e projetos.

Ocorrerão, ainda, 25 sessões com temas transversais: seminários da UIA e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU); sete intercongressos com temas como Saúde Urbana e Acesso à Habitação; workshops e seminários de estudantes; e tours pela cidade.

Eventos paralelos

Fórum Mundial de Cidades: previsto para os dias 17 e 18 de julho, tem como convidados os prefeitos das 26 cidades que já foram sede do congresso, além dos mandatários da capital carioca e da próxima sede (Copenhague, Dinamarca). O fórum pretende discutir projetos que estabeleçam diretrizes para o futuro das cidades conforme os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e ONU-Habitat.

UIA2020RIO Expo: tem como objetivo permitir que as empresas apresentem ao público as soluções mais avançadas para os setores de arquitetura, mobilidade urbana, mobiliário e inovações. A feira é composta por 200 expositores, 40 horas de palestras, 10 mesas de rodadas de negociações e cerca de 20 startups. Ela será realizada no Pier Mauá.

UIA2020RIO Acadêmico: conta com duas competições. A primeira é o Concurso Internacional de Ideias Maré-Cidade que pretende encontrar soluções inovadoras para questões urbanas de assentamento de baixa renda com foco no Complexo da Maré – o edital pode ser acessado neste link. A segunda é a mostra e Prêmio Nacional “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. Para saber mais, clique aqui.

Leia mais

Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura

Paulo Mendes da Rocha presidirá o Comitê Organizador do UIA2020Rio

Escola de samba carioca homenageará a arquitetura e o urbanismo em 2020

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.