Veneza reformará ponte projetada por Santiago Calatrava após diversos acidentes

Desde sua inauguração, em 2008, a Ponte della Costituzione tem sido cenário de muitos acidentes causados pelo piso de vidro escorregadio
0 Compartilhamentos
0
0
0

Ponte della Costituzione

O piso transparente será substituído por uma pedra de origem vulcânica (Foto: Bill Perry/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

07/01/2022 | 17:27 — Projeto assinado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a Ponte della Costituzione deve passar por uma nova reforma em breve. A estrutura, que interliga o terminal ferroviário de Santa Lúcia e a praça de Roma, foi inaugurada em 2008 para simbolizar o avanço de Veneza rumo à modernidade. Entretanto, desde que foi aberta ao público são comuns cenas de pessoas escorregando nos degraus de vidro — situação que se torna ainda mais crítica durante o inverno por conta das chuvas e do frio. Para resolver o problema, a prefeitura da cidade italiana pretende substituir o piso transparente por uma pedra de origem vulcânica.

O mesmo tipo de pedra foi instalado em trechos da ponte em 2018, mas os acidentes continuaram acontecendo. Agora, o poder público pretende investir 500 mil euros na troca total do vidro. Para ser realizada, a reforma precisa da aprovação de uma equipe de engenharia estrutural e da autoridade de planejamento da cidade. A intervenção deve comprometer a estética da estrutura, no entanto a Prefeitura destacou que a segurança dos moradores e turistas que visitam a região é mais importante do que o visual da obra de arte.

Polêmicas

Essa não é a primeira polêmica envolvendo a Ponte della Costituzione. Em 2013, a Prefeitura instalou um elevador após críticas pela falta de acessibilidade. O equipamento, porém, logo foi desativado por ser considerado lento e quente no verão. Em 2014, a Câmara Municipal processou o arquiteto Santiago Calatrava por negligência. A alegação foi que o profissional não considerou que a quantidade de turistas e o tráfego pesado desgastariam a estrutura.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.