Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Volvo ganhará centro de experiências na Suécia

A expectativa é que o centro seja aberto ao público em 2024 (Foto: Kvant1/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

10/05/2022 | 15:00 — A fabricante sueca de automóveis Volvo irá ganhar um centro de experiências. O espaço, batizado de World of Volvo — ou, em português, o “Mundo de Volvo” – já está em construção, e a expectativa é que seja concluído no final de 2023, para que possa ser aberto ao público em 2024.

Idealizado pelo escritório dinamarquês Henning Larsen, o centro ficará na cidade de Gotemburgo, na Suécia, onde a empresa automobilística foi fundada. Os arquitetos envolvidos no processo de criação contam que o intuito do edifício é destacar a paisagem escandinava e suas tradições arquitetônicas. 

A construção apresenta uma estrutura circular de madeira, que propõe uma abordagem moderna de um material tradicional ao fazer referência à copa de uma árvore. Ao mesmo tempo em que a obra expressa abertura, ela sugere uma relação íntima com a paisagem, segundo os arquitetos. Pensando nisso, o material escolhido para constituir as fachadas foi o vidro, instalado do chão ao teto, para criar uma transição limpa entre o ambiente interno e externo. 

A proposta é combinar exposições, palestras, conferências, música, comida e compras em um único destino — e, pensando nisso, o edifício foi descrito pelo escritório através do conceito sueco de “Allemansrätten”: um direito fundamental de todos os cidadãos à natureza e a circular livremente em qualquer lugar.

O projeto paisagístico em torno da construção inclui pinheiros, musgos e arbustos, característicos de uma floresta sueca, e seu intuito é fazer com que os visitantes vivenciem o local, independentemente das exposições no interior. 

“A arquitetura está atualmente no meio de um processo de renascimento da madeira, com novos marcos dessa construção sendo alcançados em ritmo vertiginoso. Mas, apesar dos avanços no desenvolvimento estrutural, a expressão estética não acompanhou o ritmo. O World of Volvo tem sido uma excelente oportunidade para ultrapassar esses limites e esperamos que possa estabelecer um novo padrão para as muitas maneiras em que podemos usar a madeira na arquitetura”, explica Filip Francati, arquiteto diretor de projetos na Henning Larsen.

O World of Volvo foi construído com madeira Glulam e CLT de origem local.

Loading

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo