Casa da Arquitectura, em Portugal, terá mostras dedicadas a Paulo Mendes da Rocha

As exposições, que acontecem entre maio e outubro de 2023, contarão com atividades programadas para ocorrer em Portugal e em outros cinco países
0 Compartilhamentos
0
0
0

Sesc 24 de Maio

O Sesc 24 de Maio, em São Paulo, é uma das obras assinadas por Paulo Mendes da Rocha (Foto: Nelson Kon)

Texto: Vinícius Veloso

04/08/2021 | 13:30 — Localizada na zona metropolitana do Porto, em Portugal, a Casa da Arquitectura anunciou duas mostras dedicadas à obra de Paulo Mendes da Rocha. O arquiteto brasileiro vencedor do Pritzker, que doou seu acervo para a instituição europeia antes de morrer, será homenageado em exposições simultâneas previstas para acontecer entre maio e outubro de 2023. Os eventos ocuparão dois espaços do centro cultural (Galeria da Casa e Nave Expositiva) e serão acompanhados por outras atividades programadas para ocorrer dentro e fora de Portugal.

A maior das mostras proporcionará uma viagem pelo trabalho de Paulo Mendes da Rocha, retrospectiva realizada com base no material que ele doou. Com conteúdo que cobre toda a vida profissional do arquiteto, o acervo conta com 8,8 mil itens que chegaram à Portugal em setembro de 2020. São 6,3 mil desenhos elaborados à mão, 3 mil slides e fotografias, 300 publicações e um conjunto de maquetes produzido pelo próprio arquiteto — coletânea que corresponde a mais de 320 projetos. Essa exposição terá curadoria dos arquitetos Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman, além de projeto expositivo do arquiteto Eduardo Souto de Moura.

Já a segunda mostra terá projeto expositivo do arquiteto Ricardo Bak Gordon e curadoria da arquiteta brasileira Marta Moreira e do engenheiro português Rui Furtado, mesma equipe que trabalhou com Paulo Mendes da Rocha e Nuno Sampaio no projeto do Museu dos Coches, construído em Lisboa. Porém, o conteúdo desta exposição ainda não teve detalhes divulgados.

Por fim, na lista das atividades internacionais estão visitas a obras, conferências e debates. Com curadoria dos arquitetos Catherine Otondo e Nuno Sampaio, essa parte do evento acontecerá em seis países: Portugal, Brasil, Reino Unido, Itália, Japão e Estados Unidos.

“Esta será uma grande realização da Casa da Arquitectura para celebrar a pessoa e a obra universal de Paulo Mendes da Rocha, além de seus princípios éticos, estéticos e técnicos em todo o mundo”, destaca Nuno Sampaio, ressaltando que as mostras serão imperdíveis para os amantes da arquitetura e, principalmente, do trabalho de Paulo Mendes da Rocha.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.