Campo de testes para veículos responde ao movimento das dunas no deserto

O local emerge quando é utilizado e é enterrado sob a areia quando inativo
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O projeto utiliza engenharia solar e piezoelétrica, aliada a túneis e zonas de hidroavião inundadas na estrutura (Foto: Sand Drift/Reprodução)

Texto: Naíza Ximenes

27/09/2022 | 17:28 — A arquiteta Margot Krasojevic, em parceria com a montadora de carros SAIC Cars, projetou uma pista de testes de veículos off-road que responde ao movimento das dunas do deserto. A proposta, considerada inovadora por muitos profissionais da área, criou um dispositivo que faz a pista emergir na paisagem quando é utilizada e enterrar-se sob a areia quando inativa. 

O Campo de Provas Sand Drift, como foi nomeado, fica no deserto de Gobi do Sul, na Mongólia, e funde-se às mudanças ambientais da região. Segundo Krasojevic, o intuito era projetar uma estrutura que passasse a impressão de ser soprada pelos ventos do deserto — e, para isso, habilitou a ativação por movimento externo.

A arquiteta adaptou a pista à engenharia solar e piezoelétrica, aliada a túneis, zonas de hidroavião inundadas e congeladas e vários gradientes de superfície e solo para testar os limites dos modelos.

A arquitetura conta, inicialmente, com uma abóbada parcialmente enterrada no leito rochoso do deserto — que mantém o ambiente subterrâneo mais fresco do que o ar acima. Krasojevic explica que o local atuará como um barômetro para adaptar e criar os ambientes de teste corretos.

Já a área de hidroaviões utiliza um reservatório próximo e um sistema de refrigeração para superfícies de gelo polidas, resfriadas através de geradores solares. Eles possuem capacidade máxima de 50 quilowatts.

A estrada em loop, por fim, é expansível hidraulicamente para deslizar na paisagem, aumentando o terreno para dois quilômetros. As superfícies incluem buracos, poços de areia profundos, cascalho, curvas, asfalto ondulado e seções de estradas de paralelepípedos.

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