Nadia Somekh receberá honrarias do American Institute of Architects

A presidente do CAU/BR foi selecionada para ganhar a Medalha Presidencial e o Título de Membro Honorário da entidade norte-americana
0 Compartilhamentos
0
0
0

Nadia Somekh, presidente do CAU/BR, falando em um microfone

As homenagens reconhecem os serviços prestados por Somekh em benefício da arquitetura (Foto: Divulgação/CAU-BR)

Texto: Vinícius Veloso

08/03/2022 | 17:30 — O American Institute of Architects (AIA), organização que representa os arquitetos dos Estados Unidos, selecionou Nadia Somekh, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), para receber a Medalha Presidencial e o Título de Membro Honorário. As honrarias, de acordo com os norte-americanos, reconhecem os serviços prestados por Somekh em prol da arquitetura e por sua contribuição para o avanço da profissão.

“A honra será concedida em reconhecimento não apenas às realizações junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, mas aos esforços para melhorar a compreensão e a interação de arquitetos em todo o mundo”, destaca o comunicado do AIA direcionado para a presidência do CAU/BR. “Fiquei honrada com a homenagem do AIA pelo reconhecimento do histórico de um trabalho do qual muito me orgulho em prol da categoria”, comemora Somekh.

Ela destaca que o reconhecimento internacional proporcionará maior visibilidade para as ações executadas pelo CAU/BR em defesa da arquitetura como ferramenta para redução das desigualdades sociais no país e para a melhoria das moradias, das cidades e do mundo. “O mérito das iniciativas tem que ser dividido com meus colegas conselheiros e conselheiras federais, funcionários do CAU/BR e presidentes dos CAU/UFs, pois somos um único CAU”, ressalta.

As premiações, geralmente, são entregues na conferência anual realizada pelo AIA. Em 2022, o evento está previsto para ocorrer entre 22 e 25 de junho, na cidade de Chicago, em Illinois.

Nadia Somekh

Eleita como presidente do CAU/BR no início de 2021, Nadia Somekh é a primeira mulher a comandar a autarquia federal. A arquiteta também integra o Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e da União Internacional de Arquitetos (UIA). Teve participação ativa para que o país fosse escolhido para sediar o 27º Congresso Internacional de Arquitetos (UIA2021RIO) e mantém estreitas relações com o National Architectural Accreditation Board (NAAB). Em 2018, ganhou a medalha de “Chevalier dans l’Ordre des Palmes Acadêmiques”, concedida pelo Ministro da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa da França.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.

Você também pode gostar