A Ponte da Integração, como é chamada hoje, liga Foz do Iguaçu, no Brasil, a Presidente Franco, no Paraguai (Foto: Luis War/Shutterstock)
Texto: Naíza Ximenes
16/05/2022 | 16:20 — A ponte que liga o Brasil ao Paraguai, situada sobre o Rio Paraná, pode ser rebatizada. Em vez de “Ponte da Integração”, como é hoje, o Projeto de Lei 1.984/2021 sugere que passe a se chamar “Ponte Jaime Lerner”, em homenagem ao arquiteto, professor, engenheiro, urbanista e governador do Paraná entre 1995 e 2003.
A alteração foi aprovada pela Comissão de Educação (CE) na última quinta-feira (12). Agora, a medida segue para apreciação do Plenário do Senado. A proposta é do deputado federal Evandro Rogério Roman (PP-PR).
A Ponte da Integração fica sobre o Rio Paraná e liga Foz do Iguaçu, no Brasil, a Presidente Franco, no Paraguai. Ela vem sendo construída desde 2019 e possui previsão de conclusão ainda para 2022. Essa é a segunda ponte que interliga os dois países, seguindo a Ponte da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, inaugurada em 1965.
Apesar da iniciativa sugerir que toda a ponte seja rebatizada, Marcelo Castro, senador pelo MDB, atualizou a proposta para que somente o trecho localizado em território nacional receba o nome do arquiteto. Para ele, “não seria correto aprovar uma proposta que concede, de maneira unilateral, nome a uma ponte binacional, sem a concordância do Paraguai”.