UIA publica texto em homenagem ao Dia Mundial da Arquitetura

Documento dá atenção especial à condição de pandemia e ao cumprimento das metas estabelecidas pela Agenda 2030 das Nações Unidas
0 Compartilhamentos
0
0
0

A UIA reuniu profissionais e formuladores de políticas em torno de discussões, debates e estudos de caso sobre a arquitetura para o bem-estar (Foto: jamesteohart/Shutterstock)

Texto: Naíza Ximenes

04/10/2022 | 17:22 — A União Internacional de Arquitetos (UIA), em homenagem ao Dia Mundial da Arquitetura, comemorado em 3 de outubro neste ano, divulgou um documento com as considerações dos últimos anos enfrentados pela comunidade da arquitetura e como as circunstâncias têm afetado aos profissionais do segmento. Em 2022, Arquitetura para o bem-estar.

Depois de reunir, ao longo de todo o ano, profissionais e formuladores de políticas em torno de discussões, debates e estudos de caso sobre a arquitetura para o bem-estar, a UIA optou por ressaltar o compromisso da instituição com os países membros. No texto, ela compartilha as melhores práticas e políticas — salientadas por esses profissionais com os quais se reuniu — que já auxiliaram, comprovadamente, a população de todo o mundo. 

O critério para a escolha foram as metodologias que obtiveram os melhores resultados, principalmente na área da saúde, e que alcançaram, simultaneamente, harmonia entre os ambientes construídos — fossem eles naturais ou sociais. Segundo a carta, também existe um empenho da UIA no comprometimento com um bom design, focando em determinações de força e segurança.

Na carta, o presidente da União Internacional de Arquitetura diz:

“Na esteira da pandemia, os arquitetos permanecem firmes em seu compromisso com as metas estabelecidas na Agenda 2030 das Nações Unidas e na construção de sociedades mais resilientes, sustentáveis e saudáveis.

A arquitetura para o bem-estar vai além do acesso a hospitais e unidades de saúde. Estende-se à melhoria da qualidade dos espaços arquitetônicos em que vivemos e trabalhamos. De inovações técnicas que podem melhorar o conforto térmico, circulação e ventilação a fatores mais sutis que contribuem para nosso bem-estar psicológico e social, como espaços públicos, caminhabilidade, uso do solo e luz natural, percebemos que a qualidade do nosso ambiente construído tem profundas implicações para nossa qualidade de vida, na vida das pessoas ao nosso redor e em nosso ambiente natural.

Continuamos comprometidos em contribuir para o bem-estar de todos os seres humanos. A UIA convoca arquitetos, engenheiros, planejadores e desenvolvedores a se unirem aos setores privado, social e público para encontrar um equilíbrio holístico e harmonioso entre os ambientes construído e natural.

Estou confiante de que juntos podemos enfrentar o desafio”, 

José Luis Cortés, Presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA).

O Dia Mundial da Arquitetura foi criado pela UIA em 1985 e é comemorado, anualmente, na primeira segunda-feira de outubro — em paralelo com o Dia Mundial do Habitat da ONU.

A declaração em inglês na íntegra, realizada por Luis Cortés, pode ser acessada clicando aqui.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.