Santiago Calatrava anuncia projeto de complexo comercial na Alemanha

O complexo, que será construído em Düsseldorf, terá restaurantes, varejos e escritórios
0 Compartilhamentos
0
0
0

Foto

O espaço terá cerca de 14 mil metros quadrados nos dois primeiros andares (Foto: Santiago Calatrava LLC/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

02/02/2023 | 17:15 — A cidade de Düsseldorf, na Alemanha, será a sede do mais novo projeto de Santiago Calatrava. O arquiteto e engenheiro anunciou, nesta semana, que construirá um novo complexo no local, com restaurantes sofisticados, varejo e escritórios — o Calatrava Boulevard.

O terreno escolhido para a construção fica em uma área valorizada de Düsseldorf, próxima ao Königsallee Boulevard, e o projeto foi elaborado em parceria com Uwe Reppegather, fundador e diretor administrativo do Grupo Centrum.

O espaço terá cerca de 14 mil metros quadrados nos dois primeiros andares, permeados por lojas e restaurantes de alto padrão. Os andares superiores, por sua vez, acomodarão 22 mil metros quadrados de escritórios — e toda a estrutura terá uma cobertura curva de 41 metros de altura.

 Foto

(Foto: Santiago Calatrava LLC/Divulgação)

Com a proposta de modernizar o espaço paralelo ao Königsallee Boulevard e criar um novo destino, o edifício ganhou, ainda, uma rua interna, que compõe um vale repleto de luz natural. Ao descrever a proposta da obra, os arquitetos contaram que têm o intuito de integrar os visitantes a um espaço que une tradição e inovação em um único conceito, bem como minimizar, gradualmente, o impacto nas operações comerciais ao longo da avenida onde se encontra.

Assim, a inauguração do complexo, prevista para 2028, promete lançar uma estrutura que incorpora os edifícios existentes no entorno da obra ao projeto, conectando-os ao Boulevard. 

A inovação da intervenção, por sua vez, está na arquitetura. Isso porque a altura do edifício, por exemplo, foi idealizada para permitir a criação de um ponto de entrada acentuado, sob o telhado curvo. 

 Foto

(Foto: Santiago Calatrava LLC/Divulgação)

Além disso, os terraços paisagísticos também terão painéis solares integrados, para se alinhar com os objetivos de sustentabilidade da cidade. Já a fachada interna será definida por formas ondulares, que se estenderão em direção às fachadas externas. 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.