Antiga fábrica têxtil será convertida em galeria de arte na República Tcheca

O projeto é do escritório de arquitetura CHYBIK + KRISTOF
0 Compartilhamentos
0
0
0

Foto

O escritório de arquitetura foi escolhido em um concurso, que buscava iniciativas para a criação de um marco cultural na região (Foto: CHYBIK + KRISTOF/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

04/04/2023 | 17:03 — Com o intuito de transformar e reativar o espaço público em Ústí nad Orlicí, na República Tcheca, o escritório de arquitetura CHYBIK + KRISTOF converterá uma antiga fábrica têxtil em um novo centro cultural multifuncional aberto ao público.

A equipe foi escolhida através de um concurso, que buscava iniciativas para a criação de um marco cultural na região. Localizado perto da praça principal da cidade, o edifício passará por um retrofit completo.

A proposta do escritório de arquitetura é utilizar os edifícios da fábrica de tecidos Pearl, que encerrou as atividades em 2009, e transformá-los em uma galeria de arte moderna. 

 Foto

(Foto: CHYBIK + KRISTOF/Divulgação)

Eles contam que a maioria dos prédios da antiga fábrica encontra-se bem conservada, com destaque para dois deles: o edifício principal de produção, projetado por Pavel Janak, que consiste em um anexo de escritórios, e um prédio de máquinas do século XIX.

Além da galeria, a construção terá três espaços de exposição — o hall principal, um pequeno hall e o gabinete — e outro para alimentação. 

O escritório CHYBIK + KRISTOF considera o espaço de 320 metros quadrados um patrimônio local. A chaminé, que é considerada o significado simbólico da Fábrica Pearl, será o ponto focal da galeria de arte Pearl, como recordação do passado industrial da região. Ela ganhará um letreiro reflexivo que a tornará visível de todo o bairro. 

 Foto

(Foto: CHYBIK + KRISTOF/Divulgação)

Segundo os idealizadores do concurso, a restauração e a ativação cultural rendem à comunidade um sentimento de orgulho por sua história. 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.