Seja para uma palestra, jogos, momento de descanso ou encontros, as arquibancadas são uma opção versátil e moderna para qualquer ambiente (Foto: Divulgação/Sara de Santis)
Texto: Agatha Menes
12/05/2023 | 09:40 — Não há nada melhor do que reunir várias pessoas em um só ambiente para assistir a um show, uma palestra ou um evento esportivo. A emoção do público domina o lugar repleto de pessoas com o mesmo interesse e melhora a experiência de qualquer evento.
Para aumentar a segurança e o conforto do público, as arquibancadas são uma ótima opção para esses tipos de evento. Se bem projetadas, podem servir para organizar as pessoas, permitir uma boa visão do espetáculo e ainda serem um elemento arquitetônico do local.
Vem se inspirar em algumas arquibancadas únicas!
1 – COLÉGIO MARISTA SANTO ANTÔNIO
O colégio misturou espaços para descansar com dois escorregadores, saindo da monotonia das arquibancadas comuns (Foto:
Divulgação/Fellipe Lima)
Com mais de 12 mil m², o Colégio Marista Santo Antônio – localizado em Sinop (MT) – foi projetado pelo escritório Hype Studio. A escola possui espaços simples e adaptáveis que priorizam os pilares da educação Marista: comunicação entre os alunos e espaços de acolhimento e criatividade.
As atividades da escola acontecem em dois andares interligados por mezaninos, jardins e, claro, uma arquibancada que possui degraus, assentos e escorregadores. Com acabamento em madeira, a grande
arquibancada está no centro do colégio e pode ser usada como espaço de confraternização, playground, estudo, auditório ou espaço para apresentações de dança, teatro etc.
2 – SUMUP
Na arquibancada da SumUp é possível descansar, botar o papo em dia, fazer reuniões e armazenar livros e decorações em seus nichos (Foto: Divulgação/Fellipe Lima)
A empresa de pagamentos móveis, SumUp, possui um novo ambiente corporativo reformado pelo escritório LP+A. Com mais de 6 mil m², o espaço reflete a essência da empresa com ambientes criativos, modernos e joviais.
Com sofás, grandes mesas, televisões e geladeiras, o Town Hall é o espaço queridinho dos colaboradores. Porém, seu diferencial é a grande e confortável arquibancada de madeira com almofadas e nichos para livros
– ótima opção para decorar e armazenar objetos sem perder espaço útil na arquibancada – disposta no meio do espaço.
Na arquibancada é possível trabalhar, relaxar e ter reuniões informais ou formais com os colegas de trabalho e clientes.
3 – BENZINA BAR
Seguindo o conceito fast casual, a arquibancada do bar pode ser usada como escada ou local para se sentar, deitar
ou relaxar (Foto: Divulgação/Maíra Acayaba)
Idealizando um lugar descontraído, acessível, jovem e moderno, o escritório SuperLimão Studio reformou um antigo casarão que hoje é o Benzina Bar. Com área total de 250 m², o bar possui estética e preços que seguem o conceito fast casual.
Com grandes janelas e corredor vermelho, o espaço é dividido em três andares. O primeiro possui um bar com balcão de mármore rosa, mesas altas, assentos de diferentes alturas e uma arquibancada amadeirada com degraus altos e largos – ideais para as pessoas se sentarem, conversarem e até se deitarem.
Além disso, a arquibancada liga o primeiro e o segundo andar – que tem alguns lounges, mesa de sinuca e um bar com balcão que muda de cor conforme os copos são apoiados. Já no terceiro andar são encontradas
máquinas de pinball e pebolim.
O projeto do estádio do Athletic Club valoriza a parte da frente e de trás da arquibancada (Foto: Divulgação/Aitor Ortiz)
Localizado em Bilbau na Espanha, o estádio do Athletic Club Bilbao possui 110 mil m² compostos por camarotes, áreas de lazer, restaurantes, museu do clube, loja, centro desportivo e outras funcionalidades.
Com capacidade para abrigar até 53 mil torcedores, o Nuevo Estadio San Mamés tem sua arquibancada completamente direcionada para o campo, permitindo que os espectadores assistam aos jogos o mais perto possível do campo, lembrando o antigo San Mamés. A cobertura da arquibancada é feita por treliças metálicas orientadas para o centro do campo que protegem a torcida de intempéries e aumentam a reverberação de seus gritos.
Além disso, o projeto valorizou partes menos favorecidas e lembradas nos projetos, como o perímetro e a parte de trás da arquibancada, aumentando esses espaços de circulação, melhorando a iluminação, o acabamento e a fachada do estádio.