Painel Acústico: uma solução eficiente para isolamento sonoro

0 Compartilhamentos
0
0
0

Confira como um painel acústico pode transformar a acústica de ambientes, de residências a casas noturnas

Foto de um auditório com paredes revestidas por paineis acusticos que aparentam ser de madeira e possuem algumas perfurações no comprimento. As cadeiras são azuis.
Painel acústico é um elemento arquitetônico com mais de uma função: compor a estética de um ambiente e isolar o espaço acusticamente (Foto: Hunter Douglas Architectural/Reprodução)

Texto: Naíza Ximenes

07/05/2024 | 14h15 — Você sabe o que é e para que serve um painel acústico? Sabia que ele é um grande aliado no controle da qualidade do som de um ambiente? Se a sua resposta for não ou se você deseja apenas aprofundar-se no assunto, confira este guia completo para projetos que exigem uma atenção especial ao controle de ruído sonoro.

O que é um painel acústico e para que serve?

Um painel acústico é um dispositivo projetado para controlar a qualidade do som de um ambiente. Usado para absorver e difundir ondas sonoras, ele reduz a reverberação e, consequentemente, o eco, resultando em uma ampliação significativa da clareza e da qualidade do som.

Esses painéis são amplamente utilizados em estúdios de gravação, cinemas, auditórios, casas noturnas e até em residências — sempre que o intuito for criar um ambiente acústico mais agradável.

Além de reduzirem o ruído ao minimizar o eco, esses painéis evitam que o som escape de um ambiente e incomode áreas no entorno.

Como deixar um cômodo acusticamente isolado?

Para deixar um cômodo acusticamente isolado, tudo parte da análise do espaço. Os profissionais da área costumam fazer um estudo profundo sobre os ambientes de maior reverberação, os espaços por onde as ondas sonoras escapam e identificam quais as problemáticas do local.

Após a medição do espaço, que possibilita o cálculo da quantidade de material necessário para o isolamento, o profissional identifica qual material é mais adequado para a deficiência acústica do local e segue para a instalação.

Veja também:

Inteligência artificial na arquitetura: talk mostra como utilizar a tecnologia com ética e eficiência

Lajes: descubra qual é a melhor para o seu projeto

Azulejo português: história, tipos e modernização

Selecionando o material ideal

O mercado de materiais para um painel acústico é amplo e oferece bastante variedade. Para alcançar um isolamento eficiente, diversos materiais podem ser utilizados, cada um com suas propriedades específicas. Aqui estão alguns dos principais:

  • Lã de Rocha

A lã de rocha é um material fibroso feito de minerais fundidos e girados em fibras finas. É altamente eficiente na absorção de som, reduzindo significativamente o ruído, além de ser amplamente utilizado em paredes, tetos e pisos.

  • Espuma Acústica

Comumente utilizada para absorver ondas sonoras e reduzir a reverberação, a superfície da espuma acústica geralmente possui formas geométricas, como pirâmides, que aumentam a área de absorção.

  • Placas de Gesso (Drywall)

Os painéis de gesso acartonado, ou drywall, são usados em conjunto com outros materiais, como a lã de vidro ou lã de rocha, para criar barreiras acústicas eficazes em paredes e tetos. São ideais para criar camadas adicionais de isolamento.

  • Tapetes e Carpetes

Tapetes e carpetes ajudam a absorver o som, especialmente em pisos. Eles reduzem o impacto do ruído dos passos e diminuem a reverberação em ambientes internos.

  • Vinil

O vinil de alta densidade é uma barreira acústica flexível que pode ser aplicada em paredes, pisos e tetos. É especialmente eficaz na redução de ruídos de baixa frequência.

  • Vidros Duplos

Vidros duplos ou triplos são utilizados em janelas para reduzir a transmissão de som do exterior para o interior. A camada de ar ou gás entre os vidros atua como uma barreira adicional.

Esses materiais, quando usados de forma adequada e combinados conforme necessário, podem transformar significativamente a acústica de qualquer espaço, proporcionando conforto sonoro e eficiência no isolamento acústico. As alternativas também são válidas para isolamentos em casas noturnas, onde o controle sonoro é essencial para manter a qualidade interna e evitar problemas com a vizinhança.

Para quem procura soluções de isolamento acústico mais acessíveis, uma boa alternativa é a espuma acústica — uma solução barata e eficiente para pequenas áreas. Os cobertores e tapetes são ótimas estratégias para cobrir superfícies em situações mais urgentes e as cortinas acústicas desempenham um ótimo papel na redução da reverberação sonora através de janelas e portas. Vedar portas com tiras de borracha é outra opção.

Veja, na Galeria da Arquitetura, projetos que são acusticamente eficientes!

1- Camila Sue e Labra Arquitetura – Estúdios PodPah

Foto do estúdio onde o podcast PodPah é gravado. Há uma mesa de madeira ao centro, poltronas pretas em cada um dos lados e uma estante preta à esquerda
Conhecido como o palco de um dos podcasts mais populares do YouTube, o Estúdio Podpah fica em São Paulo, no bairro da Vila Madalena. O novo prédio tem 560 metros quadrados e é dividido em três andares. Foto/Imagem: Ana Helena Lima

2- LP+A – Zé Delivery/Ambev Tech

Foto da área de recepção da empresa do Zé Delivery/Ambev Tech, que simula um bar. A meia parede foi revestida por azulejos amarelos, há banquetas em frente ao balcão e, no topo, o logo do aplicativo
Na capital paulista, o escritório LP+A Arquitetura projetou a nova sede conjunta do Zé Delivery e Ambev Tech, após um concurso de projetos. O espaço foi construído em tempo recorde de dois meses. Foto/Imagem: Maurício Moreno

3- Superlimão – Escritório de Engenharia

Foto da área de descanso de um escritório de engenharia projetado por Superlimão. Há mesas, poltronas e sofás ao centro, e, no telhado, um painel acustico de formato geométrico
Em São Paulo, o escritório de arquitetura Superlimão projetou a nova sede de uma construtora com quem já havia trabalhado antes — mas, desta vez, refletindo uma fase mais madura da companhia. Foto/Imagem: Israel Gollino
0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *