O Cloud Center foi desenhado para ter uma arquitetura singular, tornando-se um marco em Qinhuangdao (Foto: MAD Architecs/Divulgação)
Texto: Naíza Ximenes
12/09/2022 | 16:25 — A 260 quilômetros da capital da China, em Qinhuangdao, o escritório MAD Architects está prestes a inaugurar uma obra dedicada à comunidade artística da região — o Aranya Cloud Center. Voltado à arte urbana, o projeto foi inspirado na forma e leveza das nuvens, para que pareça flutuar sobre a paisagem.
Trabalhando com uma equipe de engenheiros, os arquitetos da MAD construíram a estrutura como uma treliça espacial única, que possibilita perfurações no envoltório do edifício. O método permite que o interior da construção fique quase totalmente livre de apoios, evitando a criação de obstáculos.
(Foto: MAD Architecs/Divulgação)
(Foto: MAD Architecs/Divulgação)
Além disso, é essa ausência de obstruções que passa a sensação de flutuação da estrutura, acentuada pelo uso de vidro do chão ao teto, no térreo — onde o salão ocupa a maior parte da área livre.
Pensando ainda em aumentar a sensação de amplitude e proteger a estrutura da erosão da brisa marítima, a equipe também optou pelo emprego de painéis de vidro laminado branco como revestimento principal — temperados e impressos a laser, para refletir a luz do sol, o céu e a paisagem verde. Além disso, os painéis ganharam uma camada protetora resistente à água e à variação térmica, desenvolvida pelos engenheiros.
(Foto: MAD Architecs/Divulgação)
(Foto: MAD Architecs/Divulgação)
(Foto: MAD Architecs/Divulgação)
O Cloud Center foi desenhado para ter uma arquitetura singular, tornando-se um marco em Qinhuangdao, uma cidade com mais de três milhões de habitantes. O projeto será um oásis calmo que contrasta com a vida agitada da cidade.