Triptyque fala sobre a relação entre Arquitetura e Natureza em talk da GA

0 Compartilhamentos
0
0
0

Assista à gravação:

Triptyque fala sobre a relação entre Arquitetura e Natureza em talk da GA

Olivier Raffaelli, do escritório de arquitetura Triptyque, deve abordar a dualidade entre a arquitetura como necessidade humana e uma alternativa para resgatar a harmonia com a natureza no talk

Texto: Naíza Ximenes

26/11/2024 | 14:18 — O arquiteto Olivier Raffaelli, sócio fundador do escritório de arquitetura Triptyque, é o convidado do talk que será realizado na Galeria da Arquitetura com o tema “Arquitetura e Natureza: uma relação em reconstrução”.

Transmitido no formato remoto, o evento acontecerá no dia 9 de dezembro, às 15h, e promete uma conversa informativa sobre como a arquitetura pode transcender suas funções tradicionais para se tornar uma aliada na regeneração de ecossistemas.

O talk será transmitido aqui no blog da Galeria da Arquitetura, nesta mesma página, e os interessados já podem garantir sua participação gratuita por meio do forms abaixo. Os participantes também poderão enviar perguntas, sugestões e recados para o palestrante.

Arquitetura e natureza: a convergência

Vista por muitos como a mais pura expressão de criatividade construtiva, a Arquitetura reflete a relação direta do ser humano com o mundo que o cerca. Desde os primeiros registros históricos, essa afinidade pode ser vista em diferentes formatos, representações e até homenagens construtivas que, de certa forma, reproduzem padrões comuns de diferentes ecossistemas.

Um exemplo desse conceito é o projeto da Faculdade Rudolf Steiner, feita pelo escritório de arquitetura Biselli Katchborian. Nele, a fachada metálica ganhou perfurações que representam a madeira quando vista a nível microscópico, criando uma estrutura que protege o interior da luz direta e reproduz um padrão encontrado em um material natural.

Em tempos de aquecimento global e esgotamento de recursos renováveis, o universo da Arquitetura converge ainda mais com a natureza, e não só pelas representações. Essa afinidade pode ser vista tanto no uso de materiais sustentáveis na construção, quanto nas adaptações das obras de forma que elas tenham, por exemplo, maior eficiência energética ou térmica — as chamadas construções sustentáveis.

É por isso que, ao enfrentar uma crise ambiental sem precedentes, a relação entre arquitetura e natureza tem se tornado cada dia mais intrínseca. O contexto de degradação ambiental não apenas faz necessária a redefinição da relação entre os dois universos, como também levanta questionamentos. Como projetar o futuro em condições tão restritivas? Quais novos modelos arquitetônicos podem surgir para enfrentar esses desafios, integrando uma visão sustentável e inclusiva?

São essas (e outras) perguntas que o arquiteto Olivier Raffaelli, sócio-fundador do escritório Triptyque Architecture, responderá no talk do dia 9 de dezembro, sobre Arquitetura e Natureza. Portanto, não perca! Inscreva-se no link abaixo e envie suas perguntas para o palestrante gratuitamente.

Na Galeria da Arquitetura você encontra projetos brasileiros reconhecidos por aplicarem um conceito sustentável. Veja alguns a seguir!

Reserva Particular do Patrimônio Natural Caruara

foto da Reserva Particular do Patrimônio Natural Caruara, projeto da Galeria da Arquitetura que também tem apelo sustentável. A foto é vista de cima de todo o complexo. É um exemplo de arquitetura e natureza, tema do talk com triptyque.
Imagem: Roberto Price

Iquipari, cujo nome é de origem indígena, é um distrito do município de São João da Barra, no Rio de Janeiro, que abriga um grande tesouro nacional: a Lagoa de Iquipari. De águas limpas e tranquilas, a lagoa faz parte de uma grande reserva ambiental. Se antes o local já era conhecido pela imensa biodiversidade de fauna e flora, hoje divide a fama com a Reserva Particular do Patrimônio Natura (RPPN) Caruara, um complexo projetado pelo escritório ST Arq.

Stephan Steyer, arquiteto sócio-fundador da ST Arq, é quem conta sobre o projeto transformador, que aconteceu em 2021. Ao receber o convite da SUM Engenharia para desenhar o espaço, ele e a equipe de arquitetos do escritório se viram frente ao desafio de aprimorar um projeto preexistente, dentro do orçamento. “Recebemos um projeto simplificado, mas enxergamos potencial para algo grandioso”, ele conta.

Flagship Dolce Gusto

foto da Flagship Dolce Gusto, projeto da Galeria da Arquitetura que também tem apelo sustentável. A foto é vista de cima da loja com formato da flor de café. É outro projeto que une arquitetura e natureza em um conceito. Neste caso, na construção. Veja mais no talk
Imagem: Leonardo Finotti

Fruto da colaboração entre o escritório de arquitetura Estúdio Guto Requena e a marca de café Dolce Gusto, da Nestlé, a Flagship Dolce Gusto marca a cidade de São Paulo como um projeto repleto de inovação e sustentabilidade.

A nova flagship da Dolce Gusto — uma loja conceito pensada tanto para aproximar marca e cliente, quanto para proporcionar uma experiência de compra especial — é uma proposta que vai além da criação de um espaço esteticamente atraente. Isso porque o projeto surgiu do desejo de inovação em todo um ecossistema, do desenho à implementação, compartilhado por ambos os colaboradores.

A equipe envolvida conta que, além de criar uma arquitetura forte e impressionante, buscou desencadear uma corrente de pensamento transformador, envolvendo fornecedores, tecnologias emergentes e materiais sustentáveis. “É uma arquitetura que se propõe a convidar as pessoas a olharem por uma fresta de um futuro possível”, afirma o arquiteto Guto Requena.

Mobai Bike Land

foto do Mobai Bike Land, projeto da Galeria da Arquitetura que também tem apelo sustentável. A foto mostra a rosa dos ventos ao centro e a estrutura em metal ao fundo. Também exemplifica a relação entre arquitetura e natureza reconstruída, como Olivie, do Triptqye, deve falar no talk
Imagem: Ronaldo Rizzutti

Impossibilitado de viajar devido ao período de pandemia, um grupo de amigos ciclistas decidiu construir uma pista para uso próprio. O resultado foi tão impressionante que até as pessoas que passavam pelo local queriam conhecer e usufruir do espaço. As interações foram crescendo, os visitantes aumentando… e eles perceberam a necessidade de expandir a ideia. Assim nasceu o Mobai Bike Land, em São José dos Campos, projetado pelo escritório de arquitetura DSIGN/SA.

Casa Cancha

foto da Casa Cancha, projeto da Galeria da Arquitetura que também tem apelo sustentável. A foto mostra a casa apoiada em duas pedras e as aberturas ao centro. É um exemplo de arquitetura e natureza, tema do talk com triptyque.
Imagem: Pedro Kok

Na busca por uma arquitetura que estabelece uma conexão íntima com a natureza, o escritório de arquitetura Estúdio HAA! projetou a Casa Cancha, em Gonçalves, interior de Minas Gerais. Localizada em um terreno rural com características únicas, a residência é fruto da interação direta com o ambiente — marcado, especialmente, por duas pedras gêmeas.

Antes mesmo de os arquitetos visitarem o terreno, o proprietário deixou bem claro que não queria nada muito formal. O intuito era uma criação fora das expectativas. Adepto da metodologia do arquiteto Homã Santana, o fundador do escritório tem como costume não pensar no projeto antes de conhecer o espaço onde a construção acontecerá e, nas palavras dele, não sobrepor a realidade com expectativas. O resultado foi uma casa inovadora.

Pousada Maria Flor

foto da Pousada Maria Flor, projeto da Galeria da Arquitetura que também tem apelo sustentável. A foto mostra a piscina ao centro, com a estrutura da pousada em segundo plano e a paisagem de Fernando de Noronha ao fundo.
Imagem: Eduardo Macarios

Fruto da colaboração entre os escritórios Solo Arquitetos e Priscilla Muller Studio, a Pousada Maria Flor é um hotel boutique com apenas 12 quartos, situado na paradisíaca ilha de Fernando de Noronha.

Como os proprietários já tinham um outro empreendimento na ilha, eles conheciam bem o programa de necessidades hoteleiro. Assim, quando conseguiram um terreno completamente diferente do anterior — mais centralizado e marcado por um aclive acentuado —, não pensaram duas vezes em investir em uma acomodação mais voltada à experiência turística.

Veja também:

Fernanda Marques revela como o design e a arte transformam espaços residenciais em novo talk

Superlimão participa do talk sobre retrofit na Galeria da Arquitetura

FGMF e Bloco Arquitetos são os convidados do talk sobre Arquitetura e Identidade

Anote aí!

Quando: Dia 9 de dezembro.

Horário: Às 15h.

Como acessar: No blog da Galeria da Arquitetura, neste post.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar