O projeto vencedor da categoria ‘Contratante de Edificações’ conta com área total de 38.664,56 m² (foto: Profit_Image/shutterstock)
Texto: Lucas Barbosa
27/11/2018 | 14:55 – O projeto do Instituto de Cardiologia (IC) de Santa Catarina venceu a categoria Contratante de Edificações do 1° Prêmio BIM da Administração Pública. Ele concorreu com duas propostas paulistas: uma da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e outra da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Além da vitória sobre equipes experientes com a ferramenta, Daiane Hermann Tamiozzo, arquiteta fiscal da Secretaria de Estado da Saúde (SES), destacou a contratação pioneira do projeto da nova sede do IC pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por ser uma proposta hospitalar desenvolvida com BIM.
Nova sede do IC
Conforme o projeto, a sede do Instituto de Cardiologia deverá ser construída em um terreno ao lado do Hospital Regional, que pertence ao Governo do Estado de Santa Catarina. Com área total de 38.664,56 m², o complexo contará com dois blocos: o primeiro contempla a área hospital com dois subsolos e 12 pavimentos. Já o segundo bloco corresponde à garagem.
O instituto está instalado há mais de 30 anos dentro do Hospital Regional de São José.
Sobre o prêmio
A premiação é promovida pela Frente Parlamentar em Defesa da Utilização, por órgãos governamentais e da Tecnologia de Modelagem de Informação da Construção. Seu objetivo é promover o conhecimento e a utilização do BIM (Building Information Modeling).
O Prêmio BIM é divido em três categorias: contratante, projetista e educacional.