Universidade canadense ganha edifício de madeira assinado por Perkins & Will

A construção abrigará o principal ponto de entrada da universidade
0 Compartilhamentos
0
0
0

Foto

O projeto foi inspirado na paisagem local e no povo Musqueam, que ocupa o território há séculos (Foto: Perkins & Will/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

07/02/2023 | 17:00 — O escritório de arquitetura Perkins & Will iniciou, nesta semana, a construção de um novo edifício, na Universidade de Colúmbia Britânica: o Projeto Gateway. A previsão de conclusão da obra, que fica em Vancouver, no Canadá, está prevista para 2024.

Inspirada na paisagem local e no povo Musqueam, que ocupa o território há séculos, a construção será o principal ponto de entrada para o campus — que também abrigará o novo centro de enfermagem, cinesiologia, ciências da linguagem e clínicas de saúde da universidade.

Foto

(Foto: Perkins & Will/Divulgação)Foto

(Foto: Perkins & Will/Divulgação)

Os idealizadores contaram que o intuito era aplicar um conceito mais integrado ao ambiente, através de uma construção convidativa e acolhedora. Para manter essa proposta, eles apostaram no design do prédio ao utilizar a madeira maciça (característica da cidade), tanto no revestimento interno, quanto na estrutura. O exterior, por sua vez, foi todo projetado em terracota.

Ainda nesse conceito, também foi adotada uma abordagem “primeiro a floresta”, como os arquitetos descrevem, que proporciona envolvimento da floresta com a universidade. Essa iniciativa só é possível porque, além de tudo, o edifício está planejado para ser afastado da estrada, enfatizando ainda mais a paisagem indígena do local. 

Foto

(Foto: Perkins & Will/Divulgação)

Foto

(Foto: Perkins & Will/Divulgação)

Seguindo para a porção interna do prédio, o projeto conectou os seis primeiros andares, dedicados ao bem-estar e saúde, através de escadas e acessos abertos, propondo um senso de comunidade. Também foram incluídos centros de bem-estar sem gênero, quartos familiares em todo o edifício, bem como banheiros e chuveiros acessíveis, em uma iniciativa mais inclusiva.

Apesar de recente, o Projeto Gateway já está se preparando para obter a Certificação Gold no LEED V4. Também é esperado que o projeto consiga a Certificação Gold Circulation do programa de Certificação de Acessibilidade da Rick Hansen Foundation (RHFAC) para design inclusivo e acessível. Além desses, o escritório buscará, ainda, por uma certificação de carbono zero líquido do Canadian Green Building Council’s Program.

Foto

(Foto: Perkins & Will/Divulgação)
0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.