Para convencer os clientes
sobre seus projetos, os escritórios de arquitetura possuem estratégias
próprias, para isso, promovem a apresentação de seus trabalhos, que incluem:
palestras, projeção de imagens e introdução de conceitos. Separamos algumas dicas para auxiliar na demonstração dos
trabalhos.
Preparo
1 – Primeiro, deve-se fazer
uma introdução, apresentando seu planejamento. Tratar desse briefing é a chave para que haja
aproximação da meta a ser atingida entre cliente e arquiteto. Capte a
atenção dos participantes desde o início.
2 – Definir um conceito para
cada projeto garante unidade ao trabalho apresentado. Após a apresentação do
breve conceito, damos início à apresentação do projeto de arquitetura, com
diferentes soluções estéticas, de forma a atender às necessidades do cliente.
3 – Ao iniciar a apresentação,
procure destacar aspectos relevantes do programa de necessidades e do
organograma de funções da edificação, e descrever como tais aspectos foram
contemplados no projeto.
4 – A apresentação das
imagens do projeto pode ser feitas através de animações, filmes e fotos. A
quantidade de imagens deve variar entre quatro e seis, e incluir plantas, cortes,
fachadas e quadros de área.
5 – Fique atento as novas
tecnologias de mídias, para estar sempre um passo a frente nas suas
apresentações.
6 – De olho no tempo.
Procure ter a duração de uma hora.
Formas de apresentar
1 – Descontraia a apresentação. Para que não se transforme em um tédio,
vale oscilar o tom de voz, fazer brincadeiras, lançar perguntas para testar a
atenção e ser didático. Essas são fórmulas aconselháveis para que os participantes
relaxem.
2 – Ao explicar o projeto, dê exemplos. Mostre ilustrações, croquis,
maquetes volumétricas, plantas de referência do projeto e deixe aberto a
questionamentos. Desta forma, facilita a compreensão.
3 – Solução clara e funcional é mais importante do que belíssimas
apresentações.
4 – Evite termos técnicos, entretanto, pode ser interessante ampliar o
repertório de seu cliente, utilizando novos termos, seguidos de uma breve
explicação.
Documentação
1 – A documentação deve conter as informações necessárias para a
compreensão das soluções apresentadas aos clientes.
2 – A entrega do material apresentado deve dar condições de pleno
entendimento do projeto.
3 – Prepare uma apostila com todas as informações apresentadas como
plantas, cortes, fotos, perspectivas, estimativa de custos, etc. e entregue ao
cliente no fim da apresentação. Ter seu material em mãos estreita os
relacionamentos.
Fim da apresentação
1 – As dúvidas e perguntas precisam ser tratadas de forma natural, pois
isso representa o interesse do cliente.
2 – As eventuais dúvidas que surgirem também podem ser deixadas para
serem discutidas após a apresentação. Além disso, é bastante comum que se
organize uma reunião extra para discutir diferentes soluções.
3 – As apresentações de projetos de arquitetura bem-sucedidas fazem parte
do planejamento do escritório. Conquistam clientes e garantem projetos.
Crédito/fonte da foto: Vivi Freitas e Abril
Fonte do post: Estudantes
de arquitetura, Clique arquitetura e Espaço arquitetura