Belo Horizonte recebe projeto de captação de energia solar em estação de ônibus

Por meio de uma parceria público-privada, foram instalados na cobertura da estrutura 56 módulos de filme fino que são bastante leves e flexíveis
0 Compartilhamentos
0
0
0

Em apenas uma semana de operação na estação de ônibus, a tecnologia gerou 177 kWh (Foto: Reprodução/Google Street View)

Texto: Vinícius Veloso

03/09/2021 | 16:10 — A estação de ônibus UFMG, localizada na região norte de Belo Horizonte, foi escolhida para receber um projeto-piloto de captação de energia solar. Por meio de uma parceria público-privada com a empresa L8 Energy, foram instalados na cobertura da estrutura 56 módulos de filme fino. Bastante leve (cada peça pesa 1,98 kg), a solução também é flexível e pode ser aplicada em locais onde há incompatibilidade com os sistemas tradicionais, por exemplo, em construções curvas. Em apenas uma semana de operação na estação de ônibus, a tecnologia gerou 177 kWh — quantidade suficiente para abastecer todas as operações do local.

“A Prefeitura de Belo Horizonte vem investindo bastante para tornar a cidade cada vez mais sustentável. O objetivo deste convite público é testarmos o melhor sistema para adequar as estações, locais que apresentam algumas limitações, além de restrições de arquitetura e situações de vandalismo”, afirma Odirley Santos, gerente de Administração da BHTrans.

Para o engenheiro Weliton Maia, da L8 Energy, o projeto-piloto pode servir de exemplo para os demais municípios do país. “A BHTrans terá muitos benefícios com essa instalação, tanto no campo ambiental, gerando energia totalmente renovável, quanto na área financeira, economizando na conta de luz da estação”, prevê. Ainda em crescimento no Brasil, esse tipo de tecnologia já se tornou bastante comum na China e em outros territórios da Europa. Parte da popularidade nessas regiões pode ser explicada pela instalação simples, que acontece por meio de um adesivo que permite a fixação do módulo de filme fino em qualquer superfície.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.