Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Biomimética: a arquitetura sob os modelos da natureza

                                                                                                                                  Crédito: Atelier Marko Brajovic

Redação Galeria da Arquitetura

Você já ouviu falar em biomimética?  Não tem nem ideia? É uma disciplina que propõe a emulação de modelos da natureza dentro de domínios científicos do ser humano. Seguindo o conceito, a arquitetura biomimética é considerada uma corrente filosófica contemporânea.

De acordo com o arquiteto Marko Brajovic, a biomimética não pode se confundir com a imitação de um objeto no contexto natural. “A emulação é a nível sistemático, estrutural ou estratégico”, delimita.

Brajovic é um exemplo de arquiteto que busca, na biomimética, soluções para seus projetos. A casa ARCA, por exemplo, possui uma cobertura leve com modulação de dobras que minimiza a espessura da chapa e permite vencer grandes vãos. “O sistema foi importado de Israel e imita soluções estruturais que a natureza usa constantemente, como nas conchas e folhas”, explica.

“A ARCA tem influência da arquitetura biomimética nestes termos; no uso de um sistema construtivo de cobertura que foi inspirado pela natureza e que otimiza materiais e peso, além de cobrir grandes superfícies”, analisa o arquiteto.

MAIS EXEMPLOS

O arquiteto inglês Michael Pawyl, um dos intelectuais da arquitetura biomimética, defendeu na conferência TED (Tecnologia, Entretenimento, Design) que o conceito pode impulsionar o desenvolvimento sustentável na construção por três motivos: radicalização eficiente de recursos, ciclos fechados e captação de energia solar.

Santiago Calatrava, arquiteto espanhol, projetou um conjunto móvel na cobertura do Museu do Amanhã que acompanha o movimento do sol para aumentar a iluminação natural e captar energia solar com células fotovoltaicas. Uma emulação a nível sistemático, estrutural e estratégico, semelhante ao processo de fotossíntese.

Saiba mais: Arquitetura Biomimética: o que podemos aprender da natureza - AsBEA

Veja também: Projetos sustentáveis na Galeria da Arquitetura

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo