Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Dicas de como apresentar um projeto de arquitetura


Para convencer os clientes sobre seus projetos, os escritórios de arquitetura possuem estratégias próprias, para isso, promovem a apresentação de seus trabalhos, que incluem: palestras, projeção de imagens e introdução de conceitos. Separamos algumas dicas para auxiliar na demonstração dos trabalhos.

Preparo

1 - Primeiro, deve-se fazer uma introdução, apresentando seu planejamento. Tratar desse briefing é a chave para que haja aproximação da meta a ser atingida entre cliente e arquiteto. Capte a atenção dos participantes desde o início.

2 - Definir um conceito para cada projeto garante unidade ao trabalho apresentado. Após a apresentação do breve conceito, damos início à apresentação do projeto de arquitetura, com diferentes soluções estéticas, de forma a atender às necessidades do cliente.

3 - Ao iniciar a apresentação, procure destacar aspectos relevantes do programa de necessidades e do organograma de funções da edificação, e descrever como tais aspectos foram contemplados no projeto.

4 - A apresentação das imagens do projeto pode ser feitas através de animações, filmes e fotos. A quantidade de imagens deve variar entre quatro e seis, e incluir plantas, cortes, fachadas e quadros de área.

5 – Fique atento as novas tecnologias de mídias, para estar sempre um passo a frente nas suas apresentações.

6 – De olho no tempo. Procure ter a duração de uma hora.


Formas de apresentar

1 - Descontraia a apresentação. Para que não se transforme em um tédio, vale oscilar o tom de voz, fazer brincadeiras, lançar perguntas para testar a atenção e ser didático. Essas são fórmulas aconselháveis para que os participantes relaxem.

2 – Ao explicar o projeto, dê exemplos. Mostre ilustrações, croquis, maquetes volumétricas, plantas de referência do projeto e deixe aberto a questionamentos. Desta forma, facilita a compreensão.

3 – Solução clara e funcional é mais importante do que belíssimas apresentações.

4 – Evite termos técnicos, entretanto, pode ser interessante ampliar o repertório de seu cliente, utilizando novos termos, seguidos de uma breve explicação.

Documentação

1 – A documentação deve conter as informações necessárias para a compreensão das soluções apresentadas aos clientes.

2 – A entrega do material apresentado deve dar condições de pleno entendimento do projeto.

 

3 – Prepare uma apostila com todas as informações apresentadas como plantas, cortes, fotos, perspectivas, estimativa de custos, etc. e entregue ao cliente no fim da apresentação. Ter seu material em mãos estreita os relacionamentos.

Fim da apresentação

1 – As dúvidas e perguntas precisam ser tratadas de forma natural, pois isso representa o interesse do cliente.

2 – As eventuais dúvidas que surgirem também podem ser deixadas para serem discutidas após a apresentação. Além disso, é bastante comum que se organize uma reunião extra para discutir diferentes soluções.

3 – As apresentações de projetos de arquitetura bem-sucedidas fazem parte do planejamento do escritório. Conquistam clientes e garantem projetos.


Crédito/fonte da foto: Vivi Freitas e Abril
Fonte do post: Estudantes de arquiteturaClique arquiteturaEspaço arquitetura 

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo