Entidades aconselham suspensão das atividades da construção civil

Por meio de nota, as instituições defendem a adoção das recomendações dos órgãos de saúde para combater a disseminação do Covid-19
0 Compartilhamentos
0
0
0

O CAU-RJ e o IAB são algumas das entidades que assinam a nota (foto: divulgação/CAU-RJ) 

Texto: Lucas Barbosa 

09/04/2020 | 15:50 – Entidades da construção civil emitiram uma nota, na última terça-feira (7), aconselhando a suspensão das atividades nos canteiros de obras em decorrência da pandemia do Covid-19, já que elas não fazem parte dos serviços essenciais para a sociedade – conforme determinado pelo decreto federal n° 10.282/2020. O documento orienta apenas a continuidade das obras que visam o combate ao novo coronavírus.

Apesar dos impactos na economia do País, o texto defende a necessidade de seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para evitar um colapso nos sistemas públicos e privados de saúde, que poderia aumentar o número de mortes por Covid-19 no Brasil.  

Segundo a nota, os profissionais que tiverem suas atividades suspensas estão aptos para receber a renda básica emergencial de até R$ 1.200, que foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República. Já as empresas do setor imobiliário podem recorrer aos pacotes de medidas econômicas adotados pelo Governo Federal, como a facilitação de crédito pela Caixa Econômica Federal e o pacote de ajuda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Além disso, o Banco do Brasil anunciou medidas com condições especiais para apoiar arquitetos e escritórios de arquitetura e urbanismo. O pacote inclui prazos especiais para empréstimos e condições especiais para solução de dívidas. 

O texto conta com a assinatura de várias entidades, como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ). 

Clica aqui para acessar o texto na íntegra.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.