Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Mies Van der Rohe: Pavilhão de Barcelona completa 30 anos

                                                                                                                Crédito: Lemon Tree Images / Shutterstock.com

Redação Galeria da Arquitetura

A fundação Mies Van der Rohe comemora neste mês de junho o aniversário de reconstrução do pavilhão alemão de Barcelona, considerada uma das principais obras da arquitetura mundial realizadas no século 20. Desenhado pelo famoso arquiteto alemão que, junto de Walter Gropius, liderou a Bauhaus, o edifício será celebrado com uma série de eventos como exposições, debates e um ciclo de cinema.

Erguido para representar a Alemanha na Exposição Internacional de 1929 que ocorreu na cidade espanhola, o pavilhão original foi desmontado em 1930. No início da década de 1980, porém, um grupo de arquitetos de Barcelona decidiu construir uma réplica do prédio, inaugurado em 1986 no mesmo local da obra pioneira construída por Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969).

A estrutura, que tem entrada restrita em datas comuns, estará totalmente aberta à visitação pública até o fim de 2016. Além disso, abriga desde o dia 1 de junho a exposição “I don’t want to change the world. I only want to express it”, do arquiteto Luis Martínez Santa-María, um ciclo de cinema sobre arquitetura e urbanismo, e a instalação temporária "Microtonal pared" de Tristán Perich, que compõe o festival de música e arte Sonar.

O encerramento da comemoração ocorre em outubro com uma sequência de conferências e debates sobre a importância do edifício que, feito de concreto, vidro e mármore, é considerado um dos paradigmas do movimento moderno na arquitetura e a obra seminal do ideário criado pela Bauhaus.

Leia também:

O essencial de Ludwig Mies Van der Rohe
Contribuições de Le Corbusier à arquitetura

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo