Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Obras no Museu da Língua Portuguesa são finalizadas

O sistema de segurança contra incêndios do museu foi melhorado com a instalação de sprinklers (foto: Vinicius Bacarin/shutterstock)

Texto: Lucas Barbosa

20/12/2019 | 10:30 – As obras de restauração e readequação do Museu da Língua Portuguesa, localizado na região central de São Paulo (SP), foram concluídas na última segunda-feira (16) segundo o Governo de SP. O complexo estava fechado desde 2015 após ter sido acometido por um incêndio em dezembro daquele ano.

A intervenção custou R$ 81,4 milhões. Além do aporte do seguro, as obras contaram com apoio da EDP, do Grupo Globo, do Grupo Itaú, da Sabesp, do Governo Federal e da Fundação Calouste Gulbenkian. A obra abrangeu a recuperação das fachadas e esquadrias, além das reconstruções da cobertura e dos espaços internos. A infraestrutura e a segurança contra incêndios foram melhoradas com a instalação de sprinklers.

O complexo também foi expandido, ganhando um mirante e um café no terraço com vista para o Parque da Luz. Além disso, ele poderá ser acessado diretamente pelas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM); o mesmo poderá ser feito na Sala São Paulo.

O Governo de SP lançou o edital de licitação para contratar a organização social que ficará responsável pela gestão do equipamento. As empresas interessadas podem se manifestar até o dia 29 de janeiro.

Seu acervo está em processo de montagem, e a expectativa é que a visitação seja liberada em 25 de junho de 2020.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo