Paulo Mendes da Rocha recebe a Medalha de Ouro da União Internacional de Arquitetos

De acordo com a justificativa da premiação, a conquista “exemplifica uma vida de realizações ao longo de sete décadas que enfatizou a arquitetura como um ato público”
0 Compartilhamentos
0
0
0

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha

O arquiteto é presidente do Comitê de Honra do UIA2021RIO (Foto: Divulgação/UIA)

Texto: Vinícius Veloso

06/05/2021 | 15:20 — Na última terça-feira, a União Internacional de Arquitetos (UIA) divulgou os vencedores de suas premiações anuais, e a Medalha de Ouro foi conquistada por Paulo Mendes da Rocha. Autor de projetos como o Museu da Língua Portuguesa e a reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo, ambos na capital paulista, o profissional acumula condecorações em sua carreira, com destaques para o Pritzker (2016) e o Leão de Ouro (2016). 

Na justificativa da premiação, o júri destacou seu virtuosismo técnico e ousadia. “A Medalha de Ouro UIA de Paulo Mendes da Rocha exemplifica uma vida de realizações ao longo de sete décadas que enfatizou a arquitetura como um ato público”, enfatiza o texto.

Mendes da Rocha é o presidente do Comitê de Honra do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO) e participa do evento, em julho, como keynote speaker. A obra dele será tema de debates durante uma sessão em que o premiado dividirá espaço com Carla Juaçaba e Eduardo Souto de Moura, que também já ganhou o Pritzker.

Outros prêmios

Confira a lista com os demais vencedores dos prêmios anuais da UIA:

• Prêmio Robert Matthew (Ambientes Sustentáveis e Humanos) – Diébedo Francis Kéré.

• Prêmio Auguste Perret (Tecnologia) – Rudy Ricciotti e Anupama Kundoo.

• Prêmio Jean Tschumi (Escrita Arquitetural) – Dogan Kuban.

• Prêmio Patrick Abercrombie (Planejamento e Projeto Urbano) – Joan Busquets i Grau.

• Prêmio Vassilis Sgoutas (Arquitetura Voltada a Populações Desassistidas) – David Kaunitz e Ka Wai Yeung; Nadia Tromp; e Jiansong Lu.

O júri fez, ainda, menção honrosa ao trabalho de restauração e conversão da arquiteta Brinda Somaya e aos projetos da equipe da Biuro Projektów Lewicki Łatak, que criam espaços inclusivos para pessoas com necessidades especiais.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.