Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Proteção duvidosa

Na concepção de um projeto arquitetônico, às vezes a empolgação é tanta que a segurança acaba ficando em segundo plano. Entretanto, dependendo de algumas condicionantes, como por exemplo a limitação de espaço, a ousadia é a única saída para apresentar um trabalho com estética apurada.

Assim, para oferecer a melhor vista da paisagem, um design eficiente e layout otimizado, esse tipo de proposta resulta em uma arquitetura mais humanizada, que reduz a presença de elementos importantes como guarda-corpos e corrimãos e, de vez em sempre, brinca com a noção de altura.

A partir disso, destacamos algumas construções que desafiam a segurança. Confira:

1. Casa NA – Japão

Crédito: Reprodução/Iwan Baan

Localizada em Tóquio, no Japão, a casa de vidro imita uma casa na árvore. Com três andares, o projeto – concebido pelo arquiteto Sou Fujimoto –, possui pisos nivelados de diferentes posições, formando pequenos nichos. Nesses espaços, cria-se uma espécie de varanda aberta, onde os moradores podem sentar-se a alguns metros de altura.

2. Beautiful Steps – Áustria

No Castelo Trautenfels, situado na Áustria, os arquitetos do escritório Lang/Baumann criaram uma rampa externa para unir uma janela à outra. Detalhe: sem nenhum recurso de segurança. Para acalmar o coração dos que têm medo de altura, esse projeto foi realizado apenas para participar de uma série, que mostra a instalação de escadas em lugares incomuns. 

Crédito: Dezeen

3. Hanging Temple - China

É impressionante ver que essa estrutura construída no ano de 491, na China, ainda está de pé. Após milhares de séculos, o templo mantém-se pendurado a 75 metros de altura em uma encosta de rochas, suspensa apenas por estacas de madeira. O peitoril baixo é a única proteção dos fiéis.

Crédito: Easy Tour

4. Takasugi-na – Japão

Esta pequena residência é semelhante à uma casa na árvore. Localizado na província de Nagano, o projeto do arquiteto Terunobu Fujimori foi construído em cima de duas árvores, onde o acesso se dá apenas através de escadas, posicionadas a mais de 4 metros do chão. 

Crédito: Rusmea

5. Escada DNA - Londres

O designer Ross Lovegrove projetou o elemento para seu próprio estúdio em Londres. A estrutura, feita de fibra de carbono e degraus de alumínio, tem formato sinuoso e não adota guarda-corpo, apenas um corrimão. Qualquer passo em falso é queda na certa.

Crédito: Pryzant

6. Bandra Ohm – Índia

Este projeto residencial de 30 andares, desenhado por James Law Cybertecture, possui piscinas dispostas nas sacadas dos apartamentos. O conjunto ganha um efeito curioso, porém, o cuidado a cada mergulho deve ser redobrado. 

Crédito: Business Insider

Fonte: Blog AEC, Deezen, Travel China Guide, Business Insider

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo