CAU/RJ realiza Semana de Arquitetura e Urbanismo

Evento acontece entre os dias 8 e 11 de novembro, reunindo atividades para diversos tipos de público
0 Compartilhamentos
0
0
0

O evento acontecerá no Museu da República, no Rio de Janeiro (Foto: CAU/RJ/Divulgação)

Texto: Naíza Ximenes

04/11/2022 | 16:27 — O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) realizará, entre os dias 8 e 11 de novembro, mais uma edição da Semana de Arquitetura e Urbanismo. A programação terá atividades para diversos tipos de público, estudantes, profissionais e população, que incluem o Seminário de Exercício Profissional; Encontro com a Sociedade; Conferência de Arquitetos e o 1º Encontro de Ensino da Comissão de Ensino de Formação.

“No evento, abordamos ensino, formação e prática profissional, junto com temas sociais e urbanos, sendo uma oportunidade de troca entre os participantes”, afirmou o presidente do CAU/RJ, Pablo Benetti. As tarefas serão realizadas entre 10h da manhã e 20h da noite, no Museu da República, no Rio de Janeiro. 

O primeiro dia será direcionado ao Seminário de Exercício Profissional, que abordará o exercício profissional no setor privado; interseccionalidade no mercado de trabalho: gênero, raça e classe; campos de trabalho do arquiteto e urbanista; além da relação do trabalho com outras áreas do conhecimento.

Já o segundo dia será destinado à décima edição do Encontro com a Sociedade, que é promovido anualmente pelo CAU/RJ. Ele discute o papel social da Arquitetura e do Urbanismo, além de aproximar os profissionais das demandas da sociedade e debater como aprimorar a atuação do Conselho no estado. A programação do dia conta com rodas de conversa sobre assistência técnica e extensão universitária, patrimônio e um bate-papo com parlamentares eleitos sobre a agenda urbana. Pela manhã haverá, ainda, a oficina de Urban Sketchers e atividade para crianças.

O terceiro dia, por sua vez, dá voz à Conferência de Arquitetos e Urbanistas, realizada a cada três anos. A quarta edição do evento discutirá temas como o Microempreendedor Profissional (MEP), limites éticos da postura profissional, aprovação de projetos, além de uma apresentação da plataforma de cursos Solare, promovida pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). No fim do dia, os visitantes poderão apreciar o longa “A Cidade de Portas”, patrocinado pelo CAU/RJ. O filme, realizado pelo arquiteto e urbanista Humberto Kzure e Teresa Prata, trata do urbanista português Nuno Portas, professor emérito da Faculdade de Arquitetura do Porto.

Por fim, o quarto e último dia da Semana de Arquitetura e Urbanismo se encerra com o 1º Encontro de Ensino CEF, que tratará das Diretrizes Curriculares Nacionais, EAD, papel dos estágios supervisionados e formação prática dos estudantes.

Para inscrever-se ou conferir mais detalhes, clique aqui. 

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *