Sustentabilidade, sofisticação e cores vibrantes marcam a Expo Revestir 2024

Veja como foi o primeiro dia da Expo Revestir 2024, que acontece entre os dias 19 e 22 de março
0 Compartilhamentos
0
0
0

Texto: Naíza Ximenes

20/03/2024 | 11:00 — Nesta terça-feira (19), a Expo Revestir 2024 ocupou os 65 mil metros quadrados do São Paulo Expo com mais de 300 marcas expositoras, marcando o primeiro dia de evento. Considerada o principal ponto de encontro de profissionais da construção, arquitetura e design de interiores, a feira receberá visitantes até o dia 22 de março, na capital paulista.

Marcada por uma infinidade de estandes, a feira expande a atuação para além dos negócios. Isso porque o evento também ganhou uma série de palestras, talks e debates — muitos deles concentrados no FIER+ (Fórum Internacional Expo Revestir).

Nas palavras da equipe organizadora da Revestir, o local “será palco das mais importantes vozes mundiais do varejo, construção, arquitetura, design e arte com palestras e debates que criam uma reflexão sobre conceitos, desafios e tecnologias do futuro”.

Destaques da inauguração

Basta um rápido passeio pelos corredores para perceber dizer que sustentabilidade, tecnologia, uso de metais, brasilidades e cores vibrantes são os conceitos norteadores das coleções de 2024.

Combatendo as mazelas do aquecimento global contemporâneo, a Trisoft deu um show de sustentabilidade com a nova coleção Revestimentos Funcionais. As peças são fruto da reutilização de PET, fáceis de instalar e podem ser reaplicadas, caso haja a necessidade de alteração do ambiente onde foi inicialmente colocado.

Os formatos são personalizáveis, os sistemas podem ser ventilados e as luminárias contribuem com a absorção do som. Além disso, caso o proprietário queira se desfazer dos materiais, a empresa também se responsabiliza pela logística reversa – coletando o produto e transformando-o novamente.

Ilustrando o grande potencial de modificação do material, a Trisoft também produziu, junto ao estilista Alexandre Herchcovitch, uma coleção de moda feita somente com materiais reciclados de PET. Os visitantes da Revestir ganharam um desfile especial para acompanharem as novidades.

Em relação aos tons, a Trisoft oferece opções variadas.

três fotos, uma ao lado da outra, que mostram estandes de apresentação. No primeiro, o estande tem o nome da marca, trisoft, e é todo colorido, formando um portal de entrada. NO segundo, vários cilindos mostram revestimentos coloridos, um atrás do outro. No terceiro, modelos com roupas coloridas, posam uma ao lado da outra.
No estande da Trisoft, todos os revestimentos são reutilizáveis e de cores que variam entre o neutro e o vibrante. As características também valem para a coleção de moda (Foto: Trisoft)

A Helena Porcelanato apostou em um conceito mais sofisticado, com porcelanatos de tons neutros, sofisticados e pensados para ambientes leves. Os revestimentos fazem parte da linha que é lançamento na exposição, a Coleção Memórias.

A proposta é captar a essência única de cada experiência vivida, com peças inspiradas em mármore, veios mais ousados, tons de cinza e cobre. Os toques de cor ficam por conta de padrões que misturam branco gelo e veios azuis, ou padrões que misturam o fundo cimentício com veios na cor verde sálvia.

Fotos de porcelanatos
Nas extremidades, as fotos são da Coleção Essência. No centro, a foto é da Galeria de Lastras (Fotos: Naíza Ximenes e Helena Porcelanato)

A Keramika, por outro lado, apostou nas cores vibrantes e nas cerâmicas para quem procura personalização. Os painéis de revestimentos ganharam degradês de cores que vão do tom vibrante ao tom pastel. Os cenários montados são repletos de formatos diferentes, criando dinamismo a um simples lavabo.

E a inovação não se restringe à coloração. Isso porque a empresa expôs uma série de peças que exploram diferentes geometrias. Umas são mais circulares, outras mais retangulares e outras formam desenhos completamente diferentes.

Fotos de revestimentos coloridos
Cores e formatos disruptivos são a aposta da Keramika (Foto: Naíza Ximenes)

Falando em cores, a cor do ano definida pela Pantone, a Peach Fuzz, foi vista em muitos estandes da Expo Revestir 2024. Na Strufaldi, empresa especializada em cerâmicas, a peça Bologna ganhou coloração muito próxima à cor do ano na coleção Vivace, revestindo todo um banheiro no espaço.

A tendência da cor divide espaço com o uso do metal. Na Docol, por exemplo, o metal compõe não só a coleção de louças para banheiros — tanto no dourado, quanto no cobre e no preto —, bem como as divisórias de ambientes em correntes, vistas em mais de um estande. As divisórias disruptivas também são destaque na feira.

fotos de revestimentos, estande com corrente de metal e divisória de cilindros cinzas
Peach Fuzz, correntes e divisórias disruptivas marcaram a edição de 2024 (Foto: Naíza Ximenes)

Por fim, a presença de grandes nomes da arquitetura e do design também marcam a Expo Revestir 2024. Alex Hanazaki, um dos grandes paisagistas do cenário arquitetônico brasileiro, projetou um espaço inteiro para a Michelangelo | Mármores do Brasil. Ele mesclou a elegância do mármore branco à modernidade da estrutura vermelha. No quesito “valorização da natureza”, por sua vez, um dos destaques foi o stand da Cristal Pool, especializada em revestimentos para piscinas.

Foto de duas instalações de arte. A primeira, à esquerda, tem cubos vermelhos no teto e mármore branco no chão e paredes. A da direita tem paredes de pedra com vegetação e uma piscina ao centro.
Estandes da Michelangelo | Mármores do Brasil, à esquerda, e Crystal Pool, à direita (Foto: Naíza Ximenes)
Veja também

Outros destaques da Expo Revestir 2024 no Portal AECweb

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.