Veja como foi a roda de conversa sobre Bioarquitetura na Galeria da Arquitetura

0 Compartilhamentos
0
0
0

As arquitetas convidadas foram Grazzieli Gomes Rocha (aflalo/gasperini arquitetos), Pierina Piemonte (LP+A), Candida Tabet (Candida Tabet Arquitetura) e Lorenzza Lamoglie (LABRA Arquitetura)

banner sobre roda de conversa on-line com arquitetas sobre bioarquitetura
O evento on-line aconteceu na última terça-feira (26)

Texto: Naíza Ximenes

28/03/2024 | 17:01 — Na última terça-feira (26), a Galeria da Arquitetura e o Sienge Comunidade reuniram profissionais e entusiastas da arquitetura e construção em uma roda de conversa sobre bioarquitetura e sua aplicação no contexto contemporâneo.

Com o tema “Bioarquitetura: Como projetar priorizando funcionalidade, conforto e integração com a natureza”, a conversa on-line contou com a participação das arquitetas Grazzieli Gomes Rocha, sócia-diretora do aflalo/gasperini arquitetos; Pierina Piemonte, sócia-fundadora do escritório LP+A; Candida Tabet, arquiteta-fundadora do escritório Candida Tabet Arquitetura; e Lorenzza Lamoglie, arquiteta e sócia-fundadora na LABRA Arquitetura.

Destaques da roda de conversa

O evento proporcionou insights valiosos sobre a importância da harmonia entre o ambiente construído e o meio ambiente, e cada uma das profissionais compartilhou suas experiências e perspectivas sobre a integração da bioarquitetura em seus projetos e práticas profissionais.

A discussão prosseguiu abordando os princípios fundamentais da bioarquitetura, incluindo o uso de materiais naturais e regionais, a priorização do conforto térmico, acústico e lumínico e a redução do consumo energético.

Durante a conversa, alguns projetos foram citados como exemplo de sustentabilidade, como o Edifício Leopoldo, projetado por aflalo/gasperini. Marcado por jardineiras em todos os andares, a vegetação complementa a fachada do prédio ao acompanhar suas linhas marcantes.

Veja também

FGMF e Eliane criam linha de revestimentos cerâmicos

Sustentabilidade, sofisticação e cores vibrantes marcam a Expo Revestir 2024

Concurso para estudantes de arquitetura: inscrições abertas

As arquitetas destacaram, também, a importância de trazer elementos naturais para dentro dos espaços construídos, criando uma sinergia entre a arquitetura e o entorno natural. As aplicações práticas da bioarquitetura em diferentes tipos de edificações, desde corporativas até habitações sociais, também tiveram um espaço no debate.

Como a arquitetura também é constituída pelas relações entre profissionais e clientes, outro tópico importante abordado pelo evento foi o engajamento dos contratantes na proposta da bioarquitetura, bem como o papel do retrofit na transformação de espaços já consolidados em ambientes mais sustentáveis e harmoniosos.

Ao final, as participantes ressaltaram a importância das pequenas ações individuais na arquitetura para promover uma mudança significativa no ambiente construído e na qualidade de vida das pessoas, reforçando o compromisso com um futuro mais sustentável e integrado com a natureza.

Ficou curioso? Veja a conversa na íntegra clicando aqui.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.