Saiba tudo sobre tipos, custos, durabilidade e vantagens e escolha a melhor opção para o seu projeto
Texto: Naíza Ximenes
07/06/2024 | 17:00 — Você sabe o que é uma cobertura metálica e por que ela tem se tornado tão comum? Conhece a diferença entre coberturas metálicas e de concreto? Em um cenário onde as obras prezam cada vez mais pela agilidade nos prazos e praticidade nas construções, esses elementos vêm ganhando cada vez mais destaque. Confira, a seguir, o que são e por que apostar nas coberturas metálicas.
O que é uma cobertura metálica?
A cobertura metálica é um tipo de telhado feito de metal, como aço galvanizado, alumínio ou zinco. É conhecida pela durabilidade, resistência e pela capacidade de suportar condições climáticas adversas.
As coberturas metálicas são amplamente utilizadas em construções industriais, comerciais e residenciais devido à eficiência e longa vida útil. Também oferecem benefícios nos quesitos leveza, instalação e flexibilidade.
A aposta no metal permite não só a redução da carga sobre a estrutura do edifício, bem como a economia de tempo e mão de obra. Tamanha a flexibilidade, ainda possibilita a criação de projetos muito mais criativos e modernos.
Quais as vantagens de uma cobertura metálica?
Além da redução no peso — em especial, para a fundação —, facilidade de instalação e flexibilidade, a solução oferece uma série de outras vantagens.
A manutenção é uma delas, já que o metal requer poucas inspeções em comparação com outros tipos de telhados, bem como a eficiência energética, uma vez que alguns metais refletem o calor, ajudando a manter a temperatura interna mais amena e economizando energia.
Há, ainda, o fator sustentabilidade, considerando que metais são recicláveis, tornando a cobertura metálica uma opção ecologicamente correta.
Vale ressaltar, também, que obras com cobertura metálica costumam ter redução significativa nos prazos (cerca de 40%), além de uma maior racionalização da mão de obra. Consequentemente, a produtividade aumenta, assim como a qualidade e o sucesso da obra.
Principais tipos de cobertura metálica
Veja também
Painel Acústico: uma solução eficiente para isolamento sonoro
Lajes: descubra qual é a melhor para o seu projeto
Quanto custa o metro quadrado de estrutura metálica para telhado?
O custo do metro quadrado de estrutura metálica pode mudar, conforme o tipo de metal utilizado e a complexidade da estrutura. Em média, pode variar entre R$ 120,00 e R$ 300,00 por metro quadrado. Assim, para obter um orçamento mais preciso, recomenda-se solicitar cotações de empresas especializadas na sua região.
Quanto tempo dura uma cobertura metálica?
A durabilidade de uma cobertura metálica é um dos seus principais atrativos. Em geral, ela pode durar entre 30 e 50 anos, dependendo do tipo de metal utilizado e dos cuidados com a manutenção. Metais como o aço galvanizado e o alumínio, quando devidamente tratados e instalados, oferecem excelente resistência à corrosão e aos danos causados pelo tempo.
Como escolher a cobertura metálica ideal?
Para escolher a cobertura metálica ideal para uma construção, o comprador deve considerar vários fatores. Entre eles:
– Tipo de metal: aço galvanizado, alumínio e zinco são as opções mais comuns. Cada um tem suas vantagens e desvantagens em termos de resistência, peso e custo.
– Estilo e design: considere o design arquitetônico do seu projeto e escolha um tipo de cobertura que complemente a estética desejada.
– Clima local: certas condições climáticas exigem metais mais adquados. O alumínio, por exemplo, é mais resistente à corrosão, tornando-o ideal para áreas costeiras.
– Custo: compare os custos de diferentes tipos de metais e escolha o que melhor se adequa ao seu orçamento e às necessidades do projeto.
Sempre, em meus projetos, procuro usar este tipo de cobertura e passo aos clientes as vantagens e o resultado dessa cobertura.
Lorenzo arquitetura