Lajes: descubra qual é a melhor para o seu projeto

Apesar de ser um elemento estrutural de extrema importância para a segurança da edificação, a laje também impacta diretamente na estética do projeto
0 Compartilhamentos
0
0
0

Texto: Agatha Menes

Lajes: descubra qual é a melhor para o seu projeto
As lajes são elementos estruturais que contribuem para a sustentação de uma edificação (Foto: aboutmomentsimagens)

O projeto arquitetônico leva em consideração diferentes aspectos, como funcionalidade, segurança  design.

Embora a parte estrutural seja mais voltada para os profissionais de engenharia, é necessário que os arquitetos tenham uma noção sobre o tema, já que pode impactar diretamente na estética e na segurança do projeto.

As lajes servem como ótimo exemplo: em conjunto com as vigas e os pilares, essas estruturas ajudam na sustentação do edifício, mas também interferem no design da construção.

Conheça agora os principais tipos de laje e saiba como eles se encaixam nos projetos!

Dois profissionais segurando uma laje alveolar alçada por equipamento
Existem diferentes tipos de laje, como a alveolar (Foto: Kadmy)

Tipos de laje

Existem diferentes tipos de laje, mas os mais comuns são:

  • Laje maciça
  • Laje nervurada
  • Laje treliçada
  • Laje pré-fabricada com poliestireno
  • Laje alveolar

Laje maciça

A laje maciça é a laje mais comum no Brasil. Trata-se de uma placa de
concreto armado com baixa espessura (de 5 cm a 12 cm), que é utilizada em obras
de pequeno e médio portes.

Suas principais vantagens são o acabamento liso, a baixa espessura e a
grande resistência contra esforços, trincas e fissuras. Já as desvantagens da
laje maciça são a geração de resíduos, o peso – necessita de reforço dos outros
elementos estruturais – e a demanda de muito concreto/aço com o aumento do
custo final da obra.

Laje nervurada

A laje nervurada é formada por pequenas vigas de concreto armado, que são espaçadas entre si com o uso de moldes. Feita in loco, consome pouco concreto/aço, diminui o custo da obra e reduz o descarte de materiais. Além disso, a laje nervurada é muito utilizada para vencer grandes vãos. E mais: garante um acabamento diferenciado para as obras.

Outras vantagens da laje nervurada são a leveza, a economia de material e custo da obra, além de gerar pouco desperdício. As principais desvantagens são a espessura maior com relação aos outros modelos (como a laje maciça) e a exigência de mão de obra especializa.

Laje treliçada

Outra versão muito comum é a laje treliçada. Trata-se de uma estrutura de concreto interligada a vigas de aço treliçadas, que recebem como enchimento blocos cerâmicos ou EPS. Após o enchimento, a laje é recoberta por concreto. Além disso, tem capacidade para vencer grandes vãos (de 10 m a 15 m).

Ao utilizar a laje treliçada é possível ter vantagens como baixo custo, uma construção mais rápida e melhor isolamento térmico. Porém, as desvantagens são que esse tipo de laje é mais frágil e necessita de materiais aderentes para o acabamento.

Laje em construção, apoiada por vigas e escoramentos
A escolha de um tipo de laje pode impactar diretamente na estética do projeto (Foto:  catalyseur7)

Laje pré-fabricada com poliestireno

A laje pré-fabricada com poliestireno também é feita de concreto. Seus diferenciais? É extremamente mais leve e econômica do que outros tipos, justamente por conta do seu preenchimento em EPS. Além disso, é rápida de instalar e tem ótimo desempenho térmico e acústico.

Contudo, esse tipo de laje não é ideal para grandes vãos e não pode receber grandes cargas. Outra desvantagem da laje pré-fabricada com poliestireno é a necessidade de reforço na parte inferior da laje.

Laje alveolar

A laje alveolar é uma estrutura pré-moldada de concreto que possui alvéolos (aberturas em seu interior, que ajudam na redução do peso). Assim, é extremamente resistente e ideal para grandes vãos (até 20 m).

Suas principais vantagens são a exigência de menos concreto, a rápida execução e a grande capacidade de carga. Já as desvantagens são a necessidade de mão de obra especializada e a demanda de equipamentos maiores para transporte e içamento, como gruas e guindastes.

Conheça alguns projetos que têm a laje como um dos elementos principais!

Residência NB

Corredor de uma casa aberturas para o quintal e escada. Destaque para a laje nervurada (no teto)
Colunas circulares, lajes nervuradas e grandes vãos fazem da residência projetada pelo escritório Arquitetos Associados uma construção simples, que conquista pela transparência e leveza (Foto/Divulgação: Leonardo Finotti)

Casa da Laje Inclinada

Vista noturna de uma casa com laje inclinada e grandes esquadrias. O cenário é marcado por montanhas
O modo como a laje foi apoiada nas vigas passa a imagem de um elemento mais leve em meio à natureza (Foto: Divulgação/Jomar Bragança)

Casa Treliça

O desejo dos moradores era ter uma residência com circulação fluida e abundante integração entre os ambientes (Foto/Divulgação: Nelson Kon)

Casa BRJ

Fachada de uma residência com laje protendida, acabamento em cimento queimado e madeira. Na frente, uma criança está andando de bicicleta
O ponto chave do projeto é uma grande laje protendida, inclinada e com pontos de apoio imperceptíveis (Foto: Divulgação/ Estudio Paralelo)

Hotel Laje de Pedra

Piscina de borda infinita com espreguiçadeiras e vista panorâmica para montanhas
O projeto de renovação e expansão do Hotel Laje de Pedra valoriza a cultura e o design original do complexo (Foto/Divulgação: Perkins&Will)

E aí, já sabe qual é a laje ideal para o seu projeto?

0 Compartilhamentos
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar