Trecho do Parque do Flamengo é batizado com nome de Paulo Mendes da Rocha

Decreto publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro nomeou como Esplanada Paulo Mendes da Rocha a área entre a Baía de Guanabara e a Marina da Glória
0 Compartilhamentos
0
0
0

Parque do Flamengo Paulo Mendes da Rocha

A Esplanada Paulo Mendes da Rocha fica entre a Baía de Guanabara e a Marina da Glória (Foto: Iurii Dzivinskyi/Shutterstock)

Texto: Vinícius Veloso

02/06/2021 | 16:20 — Paulo Mendes da Rocha, falecido em 23 de maio, terá seu nome eternizado em um espaço do Parque do Flamengo, no Rio de Janeiro. Em decreto publicado no Diário Oficial, a prefeitura da cidade batizou como Esplanada Paulo Mendes da Rocha a área entre a Baía de Guanabara e a Marina da Glória. A homenagem visa salientar a importância do profissional não somente para a arquitetura nacional, mas de todo o mundo. A seleção do local considerou o pensamento dele, de que a geografia era a primeira e primordial arquitetura.

A Esplanada tem aproximadamente 32 mil m2 em um espaço que avança para o mar.

Esplanada Paulo Mendes da Rocha

Trajetória

Segundo arquiteto brasileiro a vencer o Prêmio Pritzker (depois de Oscar Niemeyer), Paulo Mendes da Rocha nasceu em 1928, no Espírito Santo. Formado em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, fazia parte da escola modernista e seu primeiro projeto construído foi o Ginásio do Clube Athletico Paulistano. A cidade de São Paulo recebeu suas obras mais marcantes, como o SESC 24 de Maio, a reforma da Pinacoteca do Estado e o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBE).

Reconhecido internacionalmente, colecionou importantes prêmios ao longo de toda a carreira. Além do Pritzker, em 2006, ganhou o Mies van der Rohe de Arquitetura Latino-americana (2000); o Leão de Ouro da Bienal de Veneza (2016); e o Imperiale Praemium (2016). Mais recentemente, conquistou também a Medalha de Ouro da União Internacional de Arquitetos, que seria entregue no 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO).

Mendes da Rocha era o presidente do Comitê de Honra do evento internacional (que acontece no próximo mês de julho) e participaria como keynote speaker.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.